fbpx


Para que serve o biribiri?

Postado em 11 de março de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça os nutrientes e usos dessa fruta ácida

O Brasil é um país rico em vegetação e possui diferentes tipos de alimentos naturais que, muitas vezes, sequer ouvimos falar. Um exemplo é a ora-pro-nóbis, uma planta alimentícia não convencional popular em cidades do interior. E outra fruta típica da região de Minas Gerais vem ganhando popularidade: você sabe para que serve o biribiri?

Também chamada de bilimbi, essa frutinha verde e cítrica vem em forma de cacho nas árvores e é mais conhecida nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Usada principalmente no preparo de bebidas como sucos, chás, licores e caipirinhas, ela também pode agregar sabor aos pratos, virando picles, geleias, compotas, molhos e entradinhas.

Muita gente também gosta de usar o biribiri como substituto do limão, devido à sua acidez no preparo de pratos como carnes e saladas. E além de toda essa versatilidade, sabia que a fruta ainda é rica em nutrientes para a saúde? Veja alguns benefícios baseados em estudos científicos a seguir:

Para que serve o biribiri? Veja 4 benefícios!

Pé de biribiri

Imagem: Shutterstock

Bom para a visão

O biribiri é fonte de carotenoides, fonte de vitamina A, auxilia na saúde da pele e, principalmente, na visão. Apesar de não ter uma quantidade tão alta quanto outras frutas como o mamão e a goiaba, o bilimbi ainda é superior a frutos similares, como a carambola.

Rico em vitaminas

A frutinha ácida possui uma série de vitaminas em sua composição. Em destaque, uma delas se mostrou bastante prevalente no biribiri: a vitamina C, ou ácido ascórbico. Importante para a prevenção de doenças como escorbuto e para compor as funções defensivas do organismo, estudos comprovam que a quantidade dela no fruto é superior a de outras fontes famosas de vitamina C, como a laranja e o limão.

Fonte de minerais

Não é só de vitaminas que a polpa do biribiri é composta. Minerais aliados da saúde imunológica, como o cobre e o zinco, são abundantes no alimento. Outros nutrientes incluem ainda o ferro e o manganês, que evitam problemas de saúde cardiovasculares e doenças como a anemia ferropriva.

Potencial antioxidante

Por fim, o bilimbi é rico em um componente essencial para o corpo e que faz parte do composto da vitamina E. Chamado de alfa-tocoferol, ele pode desempenhar uma atividade protetora em células do sistema nervoso central. Estudos comprovam que ele ajuda a reduzir o estresse oxidativo, agindo como um eliminador de radicais livres no organismo.

Quer conhecer mais sobre frutas exóticas? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Jéssica N. et al. Chemical composition, vitamins, and minerals of family farming biribiri (Averrhoa bilimbi L.) in the Middle Doce River region, Minas Gerais, Brazil. Food Technology, 2022.

-

Assine nossa newsletter: