fbpx


Conheça a vitamina que melhora a saúde muscular em idosos

Postado em 17 de abril de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Nutriente presente em alimentos como oleaginosas pode ajudar no fortalecimento dos músculos

Durante a juventude, é comum praticarmos exercícios físicos com foco no fortalecimento muscular. Porém, conforme envelhecemos, parece que o hábito é deixado de lado, e com isso, doenças como a sarcopenia podem surgir. Para evitar o problema, cientistas descobriram que uma vitamina específica pode ajudar na melhora da saúde muscular nos idosos.

Homem idoso comendo salada e sorrindo

Imagem: Freepik

Trata-se da vitamina B6, também chamada de piridoxina. Para entender seu funcionamento no organismo, uma pesquisa publicada no periódico The American Journal of Clinical Nutrition avaliou como uma ingestão alimentar com níveis adequados de niacina, vitaminas B6, B12 e folato poderia estar relacionada a vários processos do funcionamento muscular.

Foram avaliados mais de 1.200 adultos saudáveis ​com idades entre 65 e 79 anos, com dados completos sobre a ingestão alimentar medido ao longo de sete dias e com questionários sobre o uso de suplementos vitamínicos e desempenho físico.

Vitamina em prol da saúde muscular dos idosos

Como resultado, a ingestão de vitamina B6, em especial, foi associada a melhores resultados físicos e de maior força em participantes com baixa atividade física em comparação com as outras vitaminas.

A vitamina B6, além de poder ser suplementada com orientação médica em alguns casos, pode ser ingerida por meio de alimentos como oleaginosas, amendoim, carnes, frango, peixes e algumas verduras como a catalonha e o espinafre.

Dieta na terceira idade

Apesar de nutrientes como a vitamina B6 serem benéficos aos idosos, é comum na terceira idade o desenvolvimento de problemas de saúde relacionados à alimentação, já que o apetite pode ser comprometido com o passar dos anos. Para saber mais sobre as particularidades da dieta dos mais velhos, não deixe de assistir o vídeo a seguir, em que a nutricionista Natália Lopes lista importantes recomendações nutricionais para esse público:

Inscreva-se agora no canal do Nutritotal Para Todos no YouTube clicando aqui e fique por dentro das últimas descobertas da ciência sobre alimentação!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Pol G. et al. Vitamin B-6 intake is related to physical performance in European older adults: results of the New Dietary Strategies Addressing the Specific Needs of the Elderly Population for Healthy Aging in Europe (NU-AGE) study. The American Journal of Clinical Nutrition, 2021.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP), 2020.

Assine nossa newsletter: