Para quem tem diabetes, qual o melhor horário para comer carboidrato?

Postado em 23 de abril de 2024

Entenda se a influência do ciclo circadiano na tolerância à glicose é uma estratégia para o tratamento da diabetes

O diabetes é uma doença que exige um aprendizado constante para controlar a síndrome metabólica e as complicações que acompanham essa doença. Quem tem diabetes sabe como a escolha dos alimentos e o horário de consumo impactam diretamente na glicemia ao longo do dia, por isso, uma pesquisa investigou se o carboidrato teria um horário específico para entrar no prato.

Os carboidratos são uma classe de alimentos que inclui pães, massas, bolos, doces, frutas e cereais e eles são os principais responsáveis por afetar a glicemia da pessoa com diabetes, pois, são convertidos com maior velocidade em açúcar no sangue, diferente das fontes alimentares de proteínas e gorduras.

Quanto mais carboidratos consumimos na dieta, em especial os carboidratos simples, que não contém fibras como os carboidratos integrais, mais influenciamos o aumento da glicemia. Uma glicemia constantemente elevada provoca descompensações metabólicas, como a resistência à insulina, que agrava a síndrome metabólica e o controle do diabetes.

Isso não quer dizer que você não deva consumir carboidratos, até porque eles são nossa principal fonte de energia, mas existem estratégias para consumi-los de forma saudável no diabetes. Entenda por quê os pesquisadores acreditaram que existia hora para comer os carboidratos:

diabetes

Fonte: Canva.com

Ciclo circadiano e glicose

Um grupo de pesquisadores decidiu investigar como o ciclo circadiano influencia a tolerância à glicose em pessoas com diabetes tipo 2. O ciclo circadiano é o relógio biológico que o nosso corpo utiliza para regular diversas funções do organismo.

Ele se pauta no amanhecer e entardecer, por isso, não é apenas cultural o nosso hábito de ter mais atividades durante o dia e dormir à noite, é uma questão biológica. Entre as funções reguladas pelo ciclo circadiano está a tolerância à glicose que pode melhorar a síndrome metabólica e a sensibilidade à insulina, promovendo o controle e tratamento do diabetes. 

Consumo de carboidratos e horários

Trezepessoas com diabetes e sobrepeso ou obesidade participaram da pesquisa. O excesso de peso é um fator que influencia a síndrome metabólica e controle do diabetes, pois promove resistência à insulina (uma das condições da síndrome) que agrava o diabetes. 

Os participantes foram divididos em dois grupos de dietas, o primeiro praticou durante 12 semanas uma dieta mediterrânea composta de 50% de carboidratos, 30% de gordura e 20% de proteína sem restrição de horário para consumo de carboidratos. Já o segundo grupo, durante o mesmo período, praticou o mesmo padrão alimentar, porém, tinha um horário limitado para o consumo de carboidratos. 

O segundo grupo só pôde consumir carboidratos no café da manhã e almoço, enquanto o primeiro podia consumir os carboidratos no café, almoço e jantar. Ao final das 12 semanas, observou-se que ambos apresentaram:

  • Redução de peso, em especial, de massa gorda;
  • Melhora da hemoglobina glicada, teste importante para quem tem diabetes, pois avalia as alterações de glicemia nos últimos 3 meses anteriores ao exame; 
  • Melhora na resistência à insulina; 
  • Redução de triglicerídeos;
  • Melhora do funcionamento do fígado.

Não houve diferenças significativas entre a dieta com carboidratos em 3 refeições e a dieta com restrição de consumo de carboidratos no café da manhã e almoço. 

O que podemos concluir?

O estudo, apesar de realizado com um grupo pequeno de pessoas, revela que não há necessidade de restringir o consumo de carboidratos no período diurno, pois, isso não trouxe efeitos diferentes de uma mesma dieta que consumia carboidratos nas três principais refeições do dia.

O diabetes é uma doença em que o tratamento se pauta fortemente na dieta e no estilo de vida, então, para controlá-lo, não é preciso excluir alimentos, mas sim, fazer boas escolhas e distribuí-las ao longo do dia sem excessos em nenhuma das refeições.

Quando a sua glicemia estiver alta, opte por consumir proteínas e gorduras boas, reduzindo os carboidratos. Quando a glicemia estiver baixa, os carboidratos devem ser os primeiros a entrar na boca, porque a glicemia ideal não deve ser nem alta e nem baixa demais.

Se você acaba de ser diagnosticado com diabetes, tranquilize-se, o tratamento parece difícil de aprender, mas você vai entender e conseguir regular sua glicemia de forma adequada para controlar a síndrome metabólica e viver bem com o diabetes.

Confira outros conteúdos sobre diabetes em nosso site:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais dicas de cuidados com diabetes!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência

Tricò, D., Masoni, M.C., Baldi, S. et al. Early time-restricted carbohydrate consumption vs conventional dieting in type 2 diabetes: a randomised controlled trial. Diabetologia 67, 263–274 (2024). https://doi.org/10.1007/s00125-023-06045-9

Assine nossa newsletter: