Tem horas em que não dá para esconder a fome. Seja porque o almoço atrasou, a rotina bagunçou ou simplesmente pintou aquela vontade de comer além do habitual, quando a fome aperta é difícil ter sossego se não satisfazê-la. Para esses momentos, antes de sair abrindo um pacote de amendoim ou salgadinho, saiba que dá para “enganar o estômago” sem comprometer a saúde ingerindo uma fruta que, segundo os cientistas, é sinônimo de saciedade.
Trata-se da maçã. Segundo um estudo publicado pelo The Journal of Nutrition, ela pode ajudar a saciar o apetite em adultos saudáveis. A seguir, descubra os motivos que fazem da fruta uma aliada da saciedade e como os pesquisadores chegaram a essas conclusões.
A melhor fruta para a saciedade
Os pesquisadores compararam os efeitos da maçã de três formas: inteiras, em formato de suco e processadas (purê). Eles também avaliaram por meio de ressonância magnética os efeitos da maçã nos intestinos delgado e grosso dos participantes do estudo.
Como resultado, a maçã consumida inteira demorou cerca de 3,3 minutos para ser esvaziada do sistema gástrico. A versão em purê levou 2,8 minutos, enquanto o suco demorou 2,9 minutos.
Para os cientistas, essa diferença interferiu no apetite dos participantes do estudo. Segundo eles, o esvaziamento gástrico é mais lento após o consumo da maçã inteira, causando maior sensação de plenitude e saciedade do que purê ou suco em adultos saudáveis. Então, quando estiver em uma das situações citadas no início do post, é melhor recorrer à fruteira do que ao armário dos petiscos!
O que mais ajuda
Quer mais dicas para melhorar a saciedade? A nutricionista Danielle Fontes te passa no vídeo a seguir:
Se inscreva no canal Nutritotal Nutrição no YouTube e não perca as melhores dicas de alimentação saudável!
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.