fbpx


A fruta que você come antes da refeição e ajuda a ter saciedade

Postado em 13 de fevereiro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Alimento é opção saudável para "enganar o estômago" quando a fome apertar

Tem horas em que não dá para esconder a fome. Seja porque o almoço atrasou, a rotina bagunçou ou simplesmente pintou aquela vontade de comer além do habitual, quando a fome aperta é difícil ter sossego se não satisfazê-la. Para esses momentos, antes de sair abrindo um pacote de amendoim ou salgadinho, saiba que dá para “enganar o estômago” sem comprometer a saúde ingerindo uma fruta que, segundo os cientistas, é sinônimo de saciedade.

Frutas saindo de sacola de papelão

Imagem: Freepik

Trata-se da maçã. Segundo um estudo publicado pelo The Journal of Nutrition, ela pode ajudar a saciar o apetite em adultos saudáveis. A seguir, descubra os motivos que fazem da fruta uma aliada da saciedade e como os pesquisadores chegaram a essas conclusões.

A melhor fruta para a saciedade

Os pesquisadores compararam os efeitos da maçã de três formas: inteiras, em formato de suco e processadas (purê). Eles também avaliaram por meio de ressonância magnética os efeitos da maçã nos intestinos delgado e grosso dos participantes do estudo.

Como resultado, a maçã consumida inteira demorou cerca de 3,3 minutos para ser esvaziada do sistema gástrico. A versão em purê levou 2,8 minutos, enquanto o suco demorou 2,9 minutos.

Para os cientistas, essa diferença interferiu no apetite dos participantes do estudo. Segundo eles, o esvaziamento gástrico é mais lento após o consumo da maçã inteira, causando maior sensação de plenitude e saciedade do que purê ou suco em adultos saudáveis. Então, quando estiver em uma das situações citadas no início do post, é melhor recorrer à fruteira do que ao armário dos petiscos!

O que mais ajuda

Quer mais dicas para melhorar a saciedade? A nutricionista Danielle Fontes te passa no vídeo a seguir:

Se inscreva no canal Nutritotal Nutrição no YouTube e não perca as melhores dicas de alimentação saudável!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Shanthi K. et al. Processing Apples to Puree or Juice Speeds Gastric Emptying and Reduces Postprandial Intestinal Volumes and Satiety in Healthy Adults. The Journal of Nutrition, 2020.

-

Assine nossa newsletter: