fbpx


Tal humano, tal pet: entenda como seus hábitos alimentares influenciam cães e gatos

Postado em 12 de junho de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Alimentação dos pets pode ser impactada pelas escolhas que o tutor faz na própria rotina

Se você é cuidadoso com as suas escolhas alimentares saiba que, além da sua própria saúde, você também pode estar beneficiando a qualidade de vida do seu pet! Foi isso que indicou um estudo publicado pela Universidade de Guelph, do Canadá. Segundo os pesquisadores, a maior parte dos tutores de pets costumam imitar os hábitos nutricionais que seguem ao escolher os alimentos dos seus animais de estimação. Ou seja: quem come melhor (tem mais atenção aos rótulos dos alimentos, segue uma dieta equilibrada etc.), tem o bichinho mais bem alimentado também! Confira os detalhes da pesquisa a seguir.

Cachorro filhote comendo maçã

Imagem: Freepik

Saúde em primeiro lugar

Para entender a relação entre alimentação humana e animal, foram entrevistadas para o estudo 3.300 pessoas de cinco países. Os participantes tiveram de responder perguntas como, por exemplo, onde eles compravam ou preparavam a comida que seria dada para o pet ou por quais motivos escolhiam uma determinada opção de ração.

Como resultado, os pesquisadores observaram consumidores mais cuidadosos com as escolhas alimentares dos seus mascotes. É o caso, por exemplo, daqueles que optam por rações sem grãos. Segundo o estudo, esses tutores relataram ter mais atenção à percepção de alergias no animal e à importância da lista de ingredientes da ração.

Com isso, os cientistas concluíram que, muitas vezes, os hábitos que o consumidor leva em consideração na hora de escolher alimentos para seu próprio consumo acabam contando também para optar por rações mais saudáveis para cães e gatos.

Mas vale lembrar que o diagnóstico de alergia no animal só pode ser dado por um veterinário. É com esse profissional, também, que o tutor deve conversar antes de selecionar o alimento do seu pet, pois as indicações podem variar de um animal para outro. Mas já fica dado o recado: boas escolhas alimentares fazem bem pra todo mundo!

Confira também: 6 alimentos que fazem bem para você e para o seu pet

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Sydney B. et al. Grains on the brain: A survey of dog owner purchasing habits related to grain-free dry dog foods. PLOS ONE, Universidade de Guelph, 2021.

-

Assine nossa newsletter: