fbpx


4 alimentos para evitar a queda de cabelo

Postado em 10 de julho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

A falta de nutrientes pode comprometer a sua saúde capilar, especialmente na menopausa

Durante a menopausa, as mulheres podem passar a sentir diversas reações no corpo. Uma delas, muito comum, é a queda de cabelo. Mas se as mudanças hormonais são inevitáveis com o passar dos anos, a boa notícia é que para prevenir a perda dos fios, uma prática diária pode contribuir: a alimentação. Sabia que há alimentos para evitar a queda de cabelo?

Para conhecer alguns deles, a seguir, listamos grupos alimentares indicados para evitar a perda capilar durante a menopausa, segundo um artigo de revisão publicado pelo periódico Menopause Review. Confira:

Alimentos para evitar a queda de cabelo

Caso você venha sofrendo com a perda dos fios, vale procurar orientação de um profissional de saúde. Além de fatores hormonais, a causa também pode ter outros motivos e o tratamento pode variar.

Mulher de costas penteando os cabelos com uma escova. <a href='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/mulher'>Mulher foto criado por diana.grytsku - br.freepik.com</a>

A perda dos fios pode estar relacionada à falta de nutrientes | Imagem: Freepik

Alimentos ricos em proteínas

Quando está em falta, esse macronutriente pode provocar fragilidade na síntese capilar, fraqueza e perda de cabelo. As proteínas são responsáveis por ajudarem na síntese da queratina, elemento essencial para a construção capilar. Boas fontes de proteína podem incluir o queijo cottage, o iogurte, peixes, ovos, carnes magras e aves.

Assista também: 5 vitaminas essenciais para a saúde da mulher

Ricos em ômega 3

A falta dos ácidos graxos na dieta pode provocar uma diminuição da hidratação capilar, e por consequência, ocasionar em perda de fios. Alguns dos alimentos que podem ajudar na prevenção e que são ricos em ômega 3 incluem o azeite de oliva, peixes e nozes.

Carboidratos com baixo índice glicêmico

O excesso de açúcar na alimentação pode estar relacionado à queda dos fios. Por esse motivo, é preciso optar por alimentos que sejam ricos em carboidratos complexos, com baixo índice glicêmico e com fibras que regulem o metabolismo lipídico. Algumas fontes podem incluir pães integrais, grãos, legumes e frutas como maçã, pêssego e pera, sempre com casca.

Fontes de vitamina C

A insuficiência dessa vitamina na dieta pode influenciar na criação do eixo capilar. Por isso, opte pelo consumo de alimentos ricos em vitamina C como couve, brócolis, couve-flor, espinafre, morangos e frutas cítricas.

Leia também: Como prevenir a queda de cabelo depois da cirurgia bariátrica

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Zuzanna S. Nutrition of women with hair loss problem during the period of menopause. Menopause Review, 2016.

-

Assine nossa newsletter: