5 alimentos para melhorar a imunidade

Postado em 25 de julho de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Nutrientes como ferro e vitamina A estão entre os que fortalecem o sistema imune

Fortalecer a sua imunidade pode depender, em grande parte, de seguir uma alimentação saudável, rica em nutrientes que o corpo precisa para aumentar a defesa das células e evitar predisposição a alergias, por exemplo.

Por isso, consumir alimentos que ajudem no aumento da imunidade pode ser uma ótima estratégia para quem busca um reforço no sistema de defesa do organismo. Segundo um artigo publicado pela Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia, dentre as principais carências nutricionais encontram-se a deficiência de ferro, zinco e vitamina A.

Conheça algumas opções de alimentos para melhorar a imunidade

Listamos a seguir 5 alimentos que podem ajudar no reforço da imunidade, já que são ricos nos micronutrientes que o corpo precisa:

Imagem mostrando uma série de alimentos para melhorar a imunidade

Alimentos para melhorar a imunidade | Imagem: Shutterstock

Carne vermelha

De acordo com a Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia, a deficiência de ferro é a carência nutricional mais prevalente no mundo. E as melhores fontes do mineral são as carnes, em especial o fígado de boi e os miúdos. Mas é importante ressaltar que o consumo deve ser feito com moderação e com acompanhamento nutricional, já que o excesso de carne vermelha pode estar ligado a problemas no coração.

Peixes

Espécies como o bacalhau são fontes de vitamina D, um importante regulador do sistema imune. Um artigo divulgado pelo International Life Sciences Institute Europe (ILSI) apontou que um bilhão de pessoas no mundo todo podem ter deficiência ou insuficiência de vitamina D. Os peixes também são fonte de vitamina A, outro importante nutriente para o sistema imune.

Leite e derivados

São fontes de vitamina A pré-formada, também conhecida como retinol. Essa vitamina desempenha várias funções no organismo, sendo importante para a visão, reprodução, defesa antioxidante e, claro, na função imunológica.

Cereais integrais

Esse grupo de alimentos formado por aveia, arroz integral, quinoa e amaranto, entre outros, é rico em vitamina B6, cuja deficiência está ligada também a problemas de defesa do sistema imune. Segundo o artigo do ILSI, baixos níveis de vitamina B6 podem comprometer a produção de anticorpos e a atividade das células de defesa no corpo.

Frutas secas

Comuns na ceia de Natal e na culinária árabe, essas frutinhas são ricas em selênio, um elemento que pode ser essencial para a resposta imune mais adequada e que influencia no equilíbrio de células do organismo.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Sarni R. et al. Micronutrientes e sistema imunológico. Rev. Bras. Alerg. Imunopatol., 2010.

Gredel S. Nutrição e imunidade no homem. International Life Sciences Institute Europe (ILSI), 2011.

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