Ícone do site Nutritotal Para todos

Alimentação x hemorroidas: o que ajuda e o que atrapalha

Moço sentado em cadeira demonstrando desconforto

Quem sofre com hemorroidas sabe que a alimentação faz toda a diferença para controlar o incômodo, caracterizado pela dilatação dos vasos sanguíneos do ânus e comum na idade adulta. Além de tratamento médico especializado, cuidar do cardápio é fundamental para acabar com as coceiras, sangramentos e outros desconfortos que o problema pode acarretar.

Mas quais alimentos vale priorizar e quais é melhor evitar? Para saber o que é mito e o que é verdade quando o assunto é alimentação e hemorroidas, vasculhamos os últimos estudos científicos e separamos os tópicos a seguir. Cuidar bem da saúde não é um tabu, confira!

Mitos e verdades sobre alimentação e hemorroidas

Imagem: Shutterstock

Quem tem hemorroidas deve diminuir a quantidade de fibras ingeridas diariamente

Mito. A falta de fibras pode, inclusive, ser uma das causas para o surgimento das hemorroidas. A recomendação para quem está enfrentando esse problema de saúde é consumir mais alimentos que sejam ricos no nutriente, como frutas, legumes e verduras. Eles podem facilitar o trânsito intestinal na hora da evacuação. Além disso, manter-se hidratado também é importante. Veja a quantidade necessária de água que o seu corpo precisa aqui.

Nutrientes presentes na berinjela podem ajudar no alívio das dores da hemorroida

Verdade. O extrato de berinjela tem sido analisado por cientistas como uma potencial fonte de benefícios para evitar a atividade das hemorroidas e das inflamações causadas pela doença. Além disso, o cálice da berinjela pode ajudar, por também conter esses nutrientes. Apesar de ainda serem necessários mais estudos para entender o papel desse alimento por completo, sabe-se também que ele é fonte de fibras, que ajudam o intestino dos pacientes.

Pacientes devem evitar comidas apimentadas

Verdade. Alimentos que possam causar desconfortos gastrointestinais como o café, a pimenta e bebidas alcoólicas, além de alimentos que facilitam a formação de gases, como fermentados e leite, devem ser consumidos com moderação na dieta de quem está tratando as hemorroidas.

Bolsa-de-pastor pode ser uma planta aliada no combate às hemorroidas

Parcialmente verdade. Originária da Ásia e da Europa, a bolsa-de-pastor (Capsella bursa-pastoris) é usada no preparo de saladas e molhos. Sua composição se mostrou rica em ácidos orgânicos capazes de aliviar o surgimento de hemorroidas em camundongos. Porém, são necessários estudos feitos em seres humanos para saber se a planta possui a mesma capacidade.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile