fbpx

Quantos copos de água o seu corpo precisa?

Postado em 12 de abril de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

A hidratação é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. Veja agora a quantidade certa de água para você!

Copos com níveis diferentes de água em cima da mesa

A falta de água pode prejudicar o desempenho físico | Imagem: Shutterstock

Todo mundo sabe que beber vários copos de água ao longo do dia é importante para o corpo. Afinal, a água dá vida aos animais e às plantas, hidrata o corpo, influencia a nossa disposição energética e auxilia o correto funcionamento cerebral. Mas, além da hidratação, ela pode ajudar o metabolismo mais do que se pensa.

Um estudo da Universidade de Connecticut, nos EUA, com mulheres, mostrou que a perda de líquido após o exercício físico prejudicou o humor e a concentração e aumentou a frequência de dores de cabeça. A desidratação leve, que corresponde entre 1% e 3% do peso corporal, pode ainda prejudicar o desempenho físico e a resistência do organismo.

Outra pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, também nos EUA, apontou que a melhor forma de saber se o corpo está ou não hidratado ainda é a sede. A constatação reitera, porém, que em idosos há menos sede do que em jovens e adultos, e por esse motivo, o cuidado com a hidratação dos mais velhos precisa ser maior. De qualquer forma, a sede é o sinal que o nosso corpo está precisando de água, então principalmente em idosos, o ideal é não deixá-la chegar, e se adiantar ingerindo a quantidade de líquidos necessárias durante o dia, independente ou não do sinal de sede.

Quantos copos de água, afinal?

Dados da DRI (Dietary Reference Intakes) consideram como referência o consumo médio de água por dia dos norte-americanos para calcular se a ingestão adequada de água em uma hidratação normal está dentro dos padrões de saúde. Eles levaram em conta a estatura, necessidades diárias e peso médio de diferentes faixas etárias.

Para saber quantos copos de água você precisa consumir por dia, confira a tabela baixo:

Bebês (meses de idade)Ingestão de água total (litros/dia)
0-60,7*
7-120,8**
Crianças (anos de idade)
1-31,3
4-81,7
Homens (anos de idade)
9-132,4
14-183,3
19-703,7
Mulheres (anos de idade)
9-132,1
14-182,3
19-702,7
Gravidez (anos de idade)
14-503,0
Lactação (anos de idade)
14-503,8

* provenientes do leite materno

** provenientes do leite materno + alimentação complementar

Dica: para transformar a medida da tabela em copos, considere que um copo médio de água tem 290 ml. Portanto, o valor para crianças é em torno de 4 a 5 copos de água ao dia, o valor para meninos varia de 8 a 12 copos de água, enquanto das meninas varia de 7 a 9 copos. Para as gestantes, 10 copos, e para as lactantes, 12 copos. Por fim, homens adultos devem beber cerca de 13 copos de água por dia, enquanto as mulheres adultas precisam de 9 copos.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Armstrong LE. et. Mild dehydration affects mood in healthy young women. J. Nutr., 2012.

Institute of Medicine. Dietary Reference Intakes (DRIs): Recommended Dietary Allowances and Adequate Intakes, Total Water and Macronutrients. 2019.

Leib D. et. Thirst. Curr Biol, 2016.

Manual Fotográfico de Quantificação Alimentar, Curitiba, 2017.

 

Assine nossa newsletter: