Ícone do site Nutritotal Para todos

5 alimentos funcionais e seus benefícios para a saúde

Mesa com alguns alimentos funcionais, como tomate e abacate

Existem alimentos que, além de terem suas funções nutricionais básicas para uma boa alimentação, também possuem benefícios extras. São os chamados alimentos funcionais, que podem afetar positivamente o organismo caso sejam consumidos em uma dieta equilibrada.

Um estudo divulgado pelo periódico Medicines analisou os efeitos dos alimentos funcionais e concluiu que o consumo deles, aliado à dieta mediterrânea, poderia ter uma associação protetora no combate a doenças que afetam a saúde gastrointestinal.

Para saber quais alimentos funcionais podem trazer benefícios à sua saúde, a nutricionista Roberta Lara lista cinco deles que valem a pena incluir na sua dieta, confira:

Alimentos funcionais e seus benefícios

Eles podem ser consumidos diariamente e, inclusive, compor receitas saborosas.

Os alimentos funcionais podem afetar positivamente o organismo | Imagem: Shutterstock

Uva roxa

Roberta Lara explica que a uva roxa é fonte de polifenóis, sobretudo de resveratrol, e é um alimento ideal na dieta para prevenção de doenças cardiovasculares. “O resveratrol está presente especialmente na casca da uva e desempenha um papel importante, agindo como inibidor da coagulação do sangue e promovendo alta ação anti-inflamatória, regularizando o metabolismo. Ele atua também no relaxamento dos vasos sanguíneos”, destaca.

Cúrcuma em pó

Também chamado de açafrão-da-terra, é um tempero rico em curcuminoides, sendo a curcumina o principal. A nutricionista afirma que esse fitoativo possui potente ação anti-inflamatória e antioxidante, contribuindo para equilibrar o organismo em processos inflamatórios.

Abacate

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, vitaminas e, principalmente, em fitoquímicos importantes para a saúde. “O principal deles encontrado é o beta-sitoesterol, capaz de auxiliar no controle dos níveis de colesterol no sangue e na prevenção de doenças cardiovasculares”, pondera. E você pode fazer uma deliciosa guacamole com o uso dessa fruta.

Oleaginosas

Roberta explica que o ideal é o consumo de 28 g de oleaginosas ao dia, o que equivale a um punhado. Um estudo publicado no periódico científico Nutrients, mostrou que consumir um punhado de nozes, castanhas, avelãs e amendoins, duas ou mais vezes por semana, pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

Além disso, o equilíbrio de ômega-3 e 6, junto com o selênio presente nas castanhas-do-pará, promove a redução da inflamação sistêmica. “As oleaginosas são ricas em arginina e óxido nítrico, que ajudam na vasodilatação e promovem a adequada oferta de oxigênio e nutrientes aos tecidos do organismo”, afirma.

Tomate e vegetais alaranjados

O licopeno é um pigmento natural sintetizado por plantas e micro-organismos, presente principalmente no tomate e em vegetais alaranjados. O modo de ação do licopeno vem sendo atribuído à saúde cardiovascular, além da ação principal na proteção contra o câncer de próstata. A nutricionista explica que o alto consumo de licopeno pode auxiliar na diminuição do risco de doença cardiovascular, incluindo aterosclerose e infarto.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile