Consumido especialmente por vegetarianos e veganos como opção de recheio alternativo à carne, o palmito combina com estrogonofes, tortas, pizzas, pastéis e também vai muito bem em saladas e entradas. E para a alegria dos apreciadores desse alimento proveniente das palmeiras, fica o aviso: os benefícios do palmito para a saúde são diversos!
Para começar, ele é fonte de muitos compostos bioativos, que são substâncias que nos protegem de infecções e doenças. Continuando a lista de características a favor do alimento, trata-se ainda de uma opção de consumo saudável, natural, de poucas calorias e rica em vitaminas e minerais, conforme destaca a nutricionista Ana Carolina Vicedomini. Se tudo isso já é motivo de sobra para incluir esse tipo de caule na alimentação, saiba que é só o começo – existem muitos outros benefícios do palmito que favorecem sua ingestão. Vamos ver alguns deles?
Conteúdo
Benefícios do palmito
Mas atenção: o ideal é consumir o alimento fresco, a versão em conserva pode ter excesso de sódio.
Alimento tem baixas calorias
Uma porção de 100 gramas de palmito conta com apenas 30 calorias, e, por esse motivo, ele pode ser consumido em planos para perda de peso sem prejuízo, segundo Ana Carolina.
É fonte de potássio
O potássio, mineral encontrado no feijão, na banana e no mamão, também está presente no palmito. De acordo com a nutricionista, o composto ajuda a controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos.
Contém vitaminas do complexo B
Para Ana Carolina, o palmito é um aliado para quem deseja dormir melhor. Isso porque o alimento é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam a manter o bom funcionamento do organismo.
É rico em zinco
Outro mineral em abundância no palmito é o zinco, que também pode ser encontrado em carnes como o fígado de boi, em peixes, frutos do mar e oleaginosas. Seu consumo otimiza a síntese proteica no corpo.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.