Pessoas acima dos 60 anos também precisam adotar cuidados com a balança para manter a saúde em dia
Um envelhecimento saudável precisa de acompanhamento médico e nutricional. Seguir bons hábitos, como manter uma dieta equilibrada para a idade e praticar exercícios físicos moderados, pode ajudar a manter esse quadro depois dos 60 anos. E para ter esse parâmetro e saber qual o peso ideal para idosos, um indicador que pode ajudar é o cálculo do IMC.
A sigla significa Índice de Massa Corpórea, vem do inglês BMI (body mass index), e é uma classificação adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o estado nutricional do indivíduo, permitindo identificar situações de risco. O IMC, portanto, serve para verificar se o peso corporal está adequado para a altura da pessoa, proporcionalmente.
Para ser calculado, o IMC deve levar em conta o valor do peso em quilogramas dividido pelo valor da altura em metros ao quadrado e, por fim, ser expresso na medida de kg/m². Calcule-o na tabela a seguir e confira se você está dentro do peso ideal para idosos.
Calculando o IMC de idosos
Para calcular o seu Índice de Massa Corpórea, preencha sua altura e peso nos campos da calculadora. Depois, confira os dados na tabela abaixo:
IMC (kg/m2) | Classificação |
< 23 | Baixo peso |
23 ≤ IMC < 28 | Peso saudável |
28 ≤ IMC < 30 | Sobrepeso |
≥ 30 | Obesidade |
Fonte: Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Nutritotal Pro
À flor da idade
Um estudo feito por pesquisadoras da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) associou como o IMC pode estar ligado a atividades simples no dia a dia de pessoas acima dos 60 anos. Com isso, descobriu-se que o processo de envelhecimento ligado diretamente ao aumento do índice de massa corpórea pode gerar redução do desempenho motor, algo que está relacionado à mobilidade dos idosos.
Os resultados apontaram ainda que o cuidado de pessoas acima dos 60 deve ser feito sempre pelos profissionais de saúde, especialmente enfermeiros e fisioterapeutas. Essas medidas são necessárias para que os idosos tenham uma vida saudável, e isso deve incluir ações preventivas ao sobrepeso e comprometimento do desempenho motor.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
World Health Organization. BMI Classification. Acessado em 14/03/2019.
Lebrão ML. Saúde, Bem-estar e Envelhecimento – o estudo Sabe no município de São Paulo. Ver. BRas. Epidemiol., 2005.
Oliveira, Thalita et. Relationship between elderly body mass index and motor performance in peer groups. FAINOR, 2016.