Calcule agora o peso ideal para idosos (IMC)

Postado em 29 de março de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Pessoas acima dos 60 anos também precisam adotar cuidados com a balança para manter a saúde em dia

Pés de idoso em cima da balança

O IMC verifica se o peso corporal está adequado à altura | Imagem: Shutterstock

Um envelhecimento saudável precisa de acompanhamento médico e nutricional. Seguir bons hábitos, como manter uma dieta equilibrada para a idade e praticar exercícios físicos moderados, pode ajudar a manter esse quadro depois dos 60 anos. E para ter esse parâmetro e saber qual o peso ideal para idosos, um indicador que pode ajudar é o cálculo do IMC.

A sigla significa Índice de Massa Corpórea, vem do inglês BMI (body mass index), e é uma classificação adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o estado nutricional do indivíduo, permitindo identificar situações de risco. O IMC, portanto, serve para verificar se o peso corporal está adequado para a altura da pessoa, proporcionalmente.

Para ser calculado, o IMC deve levar em conta o valor do peso em quilogramas dividido pelo valor da altura em metros ao quadrado e, por fim, ser expresso na medida de kg/m². Calcule-o na tabela a seguir e confira se você está dentro do peso ideal para idosos.

 

 

Calculando o IMC de idosos

Para calcular o seu Índice de Massa Corpórea, preencha sua altura e peso nos campos da calculadora. Depois, confira os dados na tabela abaixo:

Digite a altura em metros (Ex.: 1.56 m):

Digite o peso atual em quilos (Ex.: 65.5 kg) :

Resultado:

IMC (kg/m2)

Classificação

< 23

Baixo peso

23 ≤ IMC < 28

Peso saudável

28 ≤ IMC < 30

Sobrepeso

≥ 30

Obesidade

Fonte: Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Nutritotal Pro

À flor da idade

Um estudo feito por pesquisadoras da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) associou como o IMC pode estar ligado a atividades simples no dia a dia de pessoas acima dos 60 anos. Com isso, descobriu-se que o processo de envelhecimento ligado diretamente ao aumento do índice de massa corpórea pode gerar redução do desempenho motor, algo que está relacionado à mobilidade dos idosos.

Os resultados apontaram ainda que o cuidado de pessoas acima dos 60 deve ser feito sempre pelos profissionais de saúde, especialmente enfermeiros e fisioterapeutas. Essas medidas são necessárias para que os idosos tenham uma vida saudável, e isso deve incluir ações preventivas ao sobrepeso e comprometimento do desempenho motor.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

World Health Organization. BMI Classification. Acessado em 14/03/2019.

Lebrão ML. Saúde, Bem-estar e Envelhecimento – o estudo Sabe no município de São Paulo. Ver. BRas. Epidemiol., 2005.

Oliveira, Thalita et. Relationship between elderly body mass index and motor performance in peer groups. FAINOR, 2016.

Assine nossa newsletter: