Inovar na forma de preparo é sempre uma boa estratégia para não enjoar dos alimentos e conseguir manter uma dieta saudável. Por isso, convidamos a nutricionista Roberta Lara* para dividir com os leitores do Nutritotal uma receita de arroz cremoso sem leite!
Além de variar o cardápio, criar novas combinações pode ser útil para adaptar receitas que poderiam não ser consumidas por toda a família. A troca do creme de leite de vaca por outro permite que o prato seja consumido sem preocupações por quem tem intolerância à lactose e ainda é uma forma de variar o consumo do arroz, um ingrediente muito presente na mesa do brasileiro.
Então, vamos aprender?
Arroz cremoso sem leite
Rendimento: 3 porções
Tempo de preparo: 40 min.
Ingredientes
- ½ cebola cortada
- 1 dente de alho
- 3 col. (sopa) de azeite de oliva
- 1 xíc. (chá) de arroz integral
- 4 xíc. (chá) de caldo caseiro de legumes (feito com água, salsão, cebola, cenoura e especiarias da sua escolha)
- 1 col. (sopa) de chá de cúrcuma
- Sal a gosto
- 1 caixa de creme de leite de soja
- Pimenta do reino branca a gosto
Modo de fazer
- Refogue a cebola e o alho em uma colher de azeite e adicione o arroz.
- Coloque duas xícaras de caldo de legumes caseiro e deixe cozinhar.
- Adicione a cúrcuma e o sal.
- Mexa e adicione mais caldo de legumes.
- Quando estiver cozido no ponto correto, finalize com o creme de leite de soja e a pimenta.
- Regue com azeite.
Bem simples esse arroz cremoso sem leite, não é mesmo? Você já pode colocar no seu livro de receitas saudáveis para variar as formas de consumo do arroz.
Como falamos anteriormente, essa é uma opção que inclui as pessoas intolerantes à lactose, mas você sabia que na intolerância à lactose não é preciso abandonar o consumo de leite?
Leite na intolerância à lactose
A lactose é o açúcar do leite, uma substância que pode passar a ser mal digerida por quem tem intolerância. Isso acontece quando o corpo reduz ou para totalmente a produção da enzima lactase, que faz a quebra dessa lactose para a digestão.
Como existem pessoas que ainda produzem um pouco que seja da lactase, é possível que alguns intolerantes consigam ingerir pequenas quantidades de leite ou laticínios sem efeitos gastrointestinais. Dessa forma, é possível consumir esporadicamente os produtos do leite.
Além disso, hoje existem muitas opções de leites e produtos sem lactose, que não os vegetais, como foi usado nessa receita. Essas opções podem ser viáveis para quem tem a intolerância não precisar tomar a enzima antes da refeição, ou se não encontrar similares à base de vegetais no supermercado.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
*Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI).
Quer aprender outras receitas sem leite? Confira essas:
Tags: lactose, leite, arroz, receita, cúrcuma, soja
Referência
Malik TF, Panuganti KK. Lactose Intolerance. [Updated 2023 Apr 17]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2024 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK532285/