Como fazer canjica branca sem lactose?

Postado em 31 de maio de 2022 | Autor: Roberta Lara

Receita pode ser adaptada para o consumo nas festas juninas

Se tem um prato indispensável nas festas juninas, ele sem dúvidas é a canjica branca. Também chamado de mungunzá na região Nordeste, esse preparo tradicional leva grãos de milho branco em um caldo à base de leite ou leite de coco e açúcar.

Estima-se que sua origem seja indígena, sendo preparada por algumas tribos brasileiras desde o século XVI. A partir daí, ele recebeu diversas variações ao longo do Arroio ao Chuí. Tem gente que prefere consumi-lo quente, outros frio. Há quem complemente a receita com uma pitada de canela, enquanto alguns não dispensam um pouco de paçoca por cima.

Porém, sabe-se também que o preparo nem sempre pode ser consumido por quem tem intolerância à lactose, devido aos ingredientes à base de leite de vaca usados. Pensando nessa questão, a nutricionista Roberta Lara ensina a seguir como fazer uma receita de canjica branca sem lactose, que mantém o sabor da tradicional, mas a deixa mais acessível! Veja o passo a passo a seguir:

Aprenda a receita perfeita para a sua festa junina!

Canjica doce com canela

Imagem meramente ilustrativa | Shutterstock

Canjica branca sem lactose

Rendimento: 12 porções

Tempo de preparo: 60 min.

Ingredientes:

  • 1 pacote 500g de canjica
  • 2 e ½ L de água
  • 2 xíc. (chá) de açúcar de coco ou mascavo ou demerara ou xilitol
  • 400 ml de leite de coco (2 garrafinhas)
  • 100g de coco ralado (1 pacote)
  • Castanhas picadas para decorar

Modo de preparo:

  1. Cozinhe a canjica na panela de pressão com 2 litros de água e o açúcar ou adoçante por 45 minutos.
  2. Tire a pressão, volte ao fogo e acrescente o leite de coco e o restante da água.
  3. Quando ferver, adicione o coco ralado e desligue o fogo.
  4. Misture bem, deixe esfriar um pouco, adicione as castanhas picadas e sirva.

Leia também: dicas para deixar sua festa junina mais saudável

Grão nutritivo

O milho branco (Zea mays), usado como base da canjica, pode oferecer uma ampla gama de fitoquímicos à saúde, capazes de auxiliar na redução do risco de doenças crônicas. Alguns nutrientes incluem as vitaminas A, E e K, além de minerais como o magnésio, o fósforo e o potássio.

Ele também é fonte de ácidos fenólicos, carotenoides, flavonoides e fibras. Seu consumo de forma moderada pode ser importante para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, e obesidade, melhorando a saúde digestiva.

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais receitas saudáveis!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI). Também é colunista do Nutritotal Para Todos. Instagram: @robertasoareslara Facebook: Instituto de Nutrição Roberta Lara

Sheng S. et al. Corn phytochemicals and their health benefits. Food Science and Human Wellness, 2018.

Assine nossa newsletter: