fbpx

Como se deve guardar os alimentos na geladeira?

Postado em 17 de julho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

A conservação correta ajuda a evitar contaminações

Ao chegar em casa com as compras do supermercado, é importante se atentar à higienização dos alimentos de maneira correta, ainda mais em tempos de pandemia como a provocada pelo novo coronavírus. E, além da limpeza, faz parte do processo o armazenamento adequado. No caso das compras que necessitam de refrigeração, você sabe como se deve guardar os alimentos na geladeira? Veja algumas dicas a seguir:

Dicas sobre como se deve guardar os alimentos na geladeira

Compartimentos superiores, inferiores e até a porta conservam a comida de maneiras diferentes.

Mulher abrindo a porta da geladeira. Imagem: Freepik.

Saber o armazenamento correto dos alimentos ajuda a manter a geladeira organizada | Imagem: Freepik

Ovos

Segundo as recomendações da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), os ovos devem ser armazenados em recipientes com tampa sob refrigeração, no compartimento superior da geladeira (e não na porta!). É importante observar se os potes oferecem boa vedação. Não esqueça de jogar a embalagem dos ovos no lixo, para evitar contaminação.

Molho de tomate

A recomendação da Asbran é que, quando o molho for fresco, seja guardado na geladeira para ter uma durabilidade de até 3 dias. Se for congelado, pode durar até 30 dias. Armazene em potes vedados e que não sejam de vidro.

Carne crua

Se estiver refrigerando carne, a orientação é colocá-la sempre na parte inferior da sua geladeira. De acordo com um artigo da Universidade de Warwick, o ideal é armazenar alimentos cozidos acima da carne crua na geladeira, para eliminar o risco de contaminação por bactérias e sangue por derramamento.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Guia para a Alimentação Saudável em tempos de Covid-19. Asbran, 2020.

Storage of Food. Universidade de Warwick, 2011.

Leia também



Assine nossa newsletter: