Sua cozinha é mesmo livre de bactérias? Faça o teste e descubra

Postado em 6 de setembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Escolha dos utensílios pode ajudar a se proteger contra os micróbios

Invisíveis aos nosso olhos, as bactérias, vírus e outros micro-organismos estão espalhados em todos os lugares. Porém, quando o assunto é cozinha, é preciso ter cuidado com esses pequenos seres, pois muitos são capazes de infectar os alimentos e transmitir doenças. E não pense que basta manter a louça limpa para banir esses intrusos. Para ter uma cozinha livre de bactérias, é necessário ter atenção até no material dos utensílios que você usa para preparar as refeições.

Para te ajudar a não cair nos erros mais comuns, preparamos um quiz baseado em estudos e guias que irão te indicar a melhor forma de combater os germes na cozinha. Clique sobre a alternativa que considerar correta para cada pergunta e confira a resposta. Vamos lá?

Teste: sua cozinha é livre de bactérias?

Pessoa lavando tábua de madeira com esponja na pia

Imagem: Shutterstock

1. Vamos começar com o micro-ondas. Para uma limpeza interna eficaz, o ideal é usar:

Quem respondeu A, acertou. Aqueça água morna com algumas gotinhas de limão ou duas colheres de vinagre durante três minutos no micro-ondas (coloque a mistura em um recipiente apropriado para uso no equipamento, como uma caneca). A combinação é suficiente para limpar a parte interior do micro-ondas, onde ficam os restos de comida, acumulados em pequenas partículas. Faça a higienização com um pano limpo ou uma esponja macia.

2. Outra dúvida comum está no melhor tipo de tábua para cozinhar. Qual material é mais indicado para a tábua?

A resposta certa é a D. Não há um consenso científico a respeito da melhor tábua para higienização e corte apropriado de alimentos. Alguns estudos defendem que a tábua de vidro é a que menos transmite doenças como a salmonela, se comparada à de madeira ou plástico. Além disso, as de madeira são as com maior risco de contaminação. Por outro lado, a tábua de vidro é a opção menos ideal por outros estudiosos por conta do corte, já que ela prejudica o gume da faca, sendo, nesse caso, a de madeira a mais indicada. Em relação ao custo, a de plástico é a opção mais acessível.

3. Em relação às panelas, a mais indicada para evitar a contaminação de alimentos é a de:

Ponto para quem disse B. É comprovado que a adesão das cepas de bactérias é menor na superfície de panelas com Teflon em comparação com a cerâmica ou outros tipos, pois trata-se de um material que não reage a outras substâncias químicas e contaminantes. No entanto, vale lembrar que esse material pode desprender-se da panela com o passar do tempo, podendo ser uma substância prejudicial à saúde.

4. Na hora de lavar a louça, é melhor optar pelo uso de uma:

Acertou quem disse A. A escova é mais higiênica do que as esponjas, e seu uso deve ser incentivado. Isso porque, na maioria das vezes, as esponjas entram em contato com micro-organismos patogênicos (por exemplo, presentes em alimentos crus). Para fazer a limpeza apropriada tanto de esponjas quanto escovas, o ideal é usar cloro ou fervê-las em água quente.

E aí? Está com a cozinha livre de bactérias? Aproveite e confira nosso guia de cuidados para manter os alimentos bem higienizados. Comer bem também passa pela higienização!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Márcia C. et al. Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. Governo do Paraná, 2016.

Dantas S. et al. Cross-Contamination and Biofilm Formation by Salmonella enterica Serovar Enteritidis on Various Cutting Boards. Foodborne Pathog Dis, 2018.

Anamarija Z. et al. Bacterial adhesion rate on food grade ceramics and Teflon as kitchen worktop surfaces. International Journal of Food Microbiology, 2020.

Dishwashing sponges and brushes: Consumer practices and bacterial growth and survival. International Journal of Food Microbiology, 2021.

Assine nossa newsletter: