Ícone do site Nutritotal Para todos

4 deficiências nutricionais comuns entre fumantes

Mão segurando um cigarro

A falta de nutrientes no corpo humano pode ser silenciosa à primeira vista, mas com o passar do tempo, os sintomas podem surgir e, caso não haja correção, importantes complicações de saúde serão observadas, como a anemia. E se para a maioria das pessoas essa carência nutricional já requer atenção, o cuidado deve ser dobrado para quem fuma! Isso porque a ciência comprova que existem deficiências nutricionais em fumantes que são mais comuns do que no resto da população.

Seja por falta de apetite ou por escolhas alimentares inadequadas, o fumante acaba escolhendo uma menor variedade de alimentos à mesa, como frutas, verduras, cereais e laticínios.

E as consequências ligadas ao vício acabam não somente atingindo os próprios tabagistas como também as pessoas que convivem com eles, os chamados “fumantes passivos”.

Um passo de cada vez

Imagem: Shutterstock

Aqui no Nutritotal – Para Todos, já listamos alguns alimentos que podem ajudar quem quer parar de fumar. Mas se você ainda não conseguiu largar o vício, que tal conhecer mais motivos para dar o próximo passo nessa luta?

A seguir, explicamos um pouco mais sobre os principais nutrientes em falta entre os fumantes, baseado em estudos científicos:

4 deficiências nutricionais em fumantes

De vitaminas a minerais, a lista de nutrientes que podem estar em falta no organismo dos tabagistas é variada.

Vitamina C

A falta de frutas e verduras como acerola, laranja e mamão, que são ricas em fitoquímicos, pode acabar prejudicando a dieta por si só. Mas juntando isso ao fato de os compostos químicos presentes no fumo afetarem mais o estresse oxidativo do nosso corpo, os fumantes podem acabar precisando de mais vitamina C, um poderoso antioxidante interno.

Vitaminas do complexo B

Segundo pesquisas científicas, os tabagistas também podem apresentar carência de vitaminas como B1, B2 e B12, importantes para a formação das células do organismo e em processos metabólicos do sistema nervoso.

Cálcio

O mineral que pode ser encontrado em leite e peixes, por exemplo, acaba sendo deixado de lado na dieta de muitos fumantes. Além disso, a nicotina e o consumo excessivo de alimentos como o café contribui para a redução da disponibilidade desse mineral.

Outros minerais

A lista de nutrientes em falta entre quem fuma ainda inclui o ferro, que é essencial para o sangue, além do magnésio, que ajuda a diminuir a pressão arterial, e do iodo, que auxilia no controle dos hormônios da tireoide.

Para conferir mais notícias sobre as propriedades dos alimentos, visite nosso Instagram.

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile