fbpx


4 motivos para você comer mais alimentos com ferro

Postado em 16 de setembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Nutriente pode evitar doenças desde a infância até a terceira idade

Antigamente, era comum colocar um prego durante o preparo do feijão sob o pretexto de garantir um bom aporte de ferro durante as refeições. Apesar dessa prática não ser mais recomendada por conta da toxicidade presente no material, ao menos, em partes, os mais velhos tinham razão: o ferro faz bem à saúde e o nosso corpo precisa dele para evitar uma série de doenças.

Aqui no Nutritotal Para Todos, você pode conferir um teste especial que sugere a quantidade desse nutriente para cada grupo etário. Também já contamos quais são os alimentos mais ricos em ferro para você planejar suas refeições. Mas, afinal, por que ele é tão importante assim para o nosso organismo? Nós contamos a seguir.

Por que o ferro faz bem à saúde?

Alimentos ricos em ferro

Imagem: Shutterstock

Contra a anemia

Talvez o motivo mais famoso para o consumo de alimentos ricos em ferro seja a prevenção à anemia ferropriva. Consumir no seu dia a dia alimentos como carnes, ovos, feijão e castanhas pode ser uma forma de seu corpo conseguir a quantidade ideal de ferro para absorção. Vale ressaltar que consumir alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, pode ser uma combinação útil para facilitar esse processo. Ou seja: um copo de limonada ou um pedaço de laranja depois do prato de arroz e feijão é bem-vindo!

Saúde da gestante e das crianças

A Organização Mundial da Saúde recomenda um suplemento oral diário de ferro e ácido fólico para mulheres grávidas, com o intuito de evitar anemia, infecção, baixo peso de nascença e parto prematuro. Além disso, as crianças precisam do ferro para melhorar a função imunológica e o desenvolvimento neurológico.

Performance de atleta

Para quem pratica exercícios físicos regularmente, é importante consumir uma quantidade diária de ferro na alimentação que seja capaz de suprir as necessidades do corpo. Estudos comprovam que, entre os mais jovens, o mineral é importante para um bom desempenho nos exercícios anaeróbicos.

Protege o coração

Junto de outras vitaminas e minerais, o ferro pode desempenhar um papel protetor para reduzir todas as causas de mortalidade ligadas a doenças cardiovasculares.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Michael K. et al. The Benefits and Risks of Iron Supplementation in Pregnancy and Childhood. Annu Rev Nutr., 2019.

Organização Mundial da Saúde, 2016.

Marni E. et al. Sex-specific relationships among iron status biomarkers, athletic performance, maturity, and dietary intakes in pre-adolescent and adolescent athletes. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 2019.

Wenjie W. et al. Dietary iron and vitamins in association with mortality. Clinical Nutrition, 2021.

-

Assine nossa newsletter: