Com a chegada da variante Ômicron e as festas de final de ano, os casos de Covid-19 voltaram a subir nas últimas semanas. Mas além da doença, outro vírus também se espalhou na população recentemente: o H3N2, variante do influenza A, que conhecemos no dia a dia como gripe.
Mas como identificar as diferenças entre H3N2 e Covid-19? E como a alimentação pode ser a chave para uma boa recuperação? Antes de mais nada, é importante ressaltar que ambas são bastante similares nos sintomas principais, como febre, tosse, fadiga, dor de garganta, nariz escorrendo, dores pelos corpo, náusea, entre outros. Porém, os sintomas de Covid-19 tendem a durar mais tempo do que os da gripe.
Ainda assim, é importante não realizar um autodiagnóstico baseado apenas nos sintomas, e sim procurar por ajuda médica e realizar os testes indicados para saber de qual doença se trata. E após a comprovação, a alimentação pode ser uma aliada durante o repouso tanto da gripe quanto da Covid-19.
A seguir, preparamos um teste para saber se você seguiria uma alimentação saudável ao longo dos dias em que está de recuperação. Anote as alternativas que marcar com mais frequência e confira o resultado no final do quiz:
Teste: Qual a melhor alimentação para quem está com H3N2 e Covid-19?
1 – Você costuma tomar água ao longo do dia?
- A) confesso que me esqueço, na maioria das vezes
- B) lembro de vez em quando, acabo tomando no máximo dois copos por dia
- C) tomo água ao longo do dia com frequência
2 – No café da manhã, o que você costuma comer?
- A) acabo pulando essa refeição
- B) não abro mão do pão com manteiga na chapa e café com açúcar
- C) como um pouco de tudo, incluindo pães, frutas, leite, queijos, cereais, etc.
3 – Ao temperar o almoço, o que você prefere usar?
- A) não costumo colocar muito tempero na comida não
- B) uso sal ou caldo de legumes em cubos
- C) costumo temperar com alho e cebola, principalmente
4 – Você come frutas no seu dia a dia?
- A) não sou muito fã, então acabo deixando de lado
- B) às vezes, pois prefiro ela misturada na salada de frutas ou em um bolo
- C) como sempre in natura, ao longo do dia, entre as refeições
5 – E quanto ao consumo de chás?
- A) não gosto de tomar chá
- B) tomo uma vez ou outra
- C) costumo consumir ao longo dos dias
Resultado:
Se você marcou mais vezes as alternativas A ou B, é melhor rever a sua alimentação com um profissional de nutrição. Isso porque muitos dos hábitos indicados para quem está com gripe H3N2 ou Covid-19 acabam não fazendo parte do seu dia a dia.
Agora, se você marcou mais vezes a alternativa C, parabéns, está no caminho certo. Uma boa hidratação diária, além de uma alimentação variada e equilibrada são necessárias para a recuperação ideal.
Existem também alimentos que contribuem para a proteção do sistema imunológico em casos de gripe e Covid, como por exemplo, o gengibre com seu potencial anti-inflamatório, o própolis que possui ação antibiótica, os chás como erva mate e verde que são ricos em catequinas, e o alho que ajuda no combate a efeitos tóxicos.
A seguir, veja algumas dicas de como turbinar a imunidade:
Quer saber mais sobre Covid-19 e gripe? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.