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Qual é o real efeito do chá verde para reduzir gorduras?

Postado em 21 de novembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Estudo comparou o consumo da infusão com os níveis de colesterol

Tomar chá é um costume tradicional em muitas culturas. Entre os ingleses, o chá da tarde faz parte da rotina. No caso dos chineses, seu uso pode ser aplicado até na medicina. Já para os brasileiros, uma xícara de chá costuma ser bem-vinda antes de dormir. Não importa a preferência, fato é que consumir a bebida vai além de um simples hábito: ela pode ajudar na saúde. Um dos tipos mais estudados para essa finalidade é o chá verde, que agora se mostrou eficaz para reduzir gorduras no organismo.

Ao menos é isso que aponta um estudo publicado no periódico Nutrition Journal. Os cientistas investigaram se a ingestão do chá verde, especificamente, é protetora contra uma condição chamada de hiperlipidemia, que é o excesso de gorduras no sangue e que serve como indicador para os níveis de colesterol. A seguir, confira as descobertas dos pesquisadores.

Mulher segura caneca

Imagem: Freepik

Comparação de lipídios

Os pesquisadores observaram as mudanças dos lipídios no sangue conforme aplicavam uma suplementação com chá verde nos grupos de controle. E como resultado, em geral, a ingestão de chá verde ajudou a reduzir significativamente o colesterol total e colesterol LDL.

Além disso, o consumo desse chá não afetou o colesterol HDL, considerado o colesterol bom. Entretanto, a infusão não modificou os valores de triglicerídeos de maneira significativa.

Vale ressaltar que mais estudos são necessários para entender a relação entre a redução de gordura e o consumo de chás.

Para saber mais curiosidades sobre os efeitos do consumo da bebida, não perca nosso tira-dúvidas especial sobre chá verde com a nutricionista Michelle Barone. 

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Renfan X. et al. Effect of green tea consumption on blood lipids: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Nutrition Journal, 2020.

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