fbpx


Quais são os benefícios de beber água? 3 mitos e verdades sobre hidratação

Postado em 5 de abril de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Entenda se a ingestão de líquidos deve variar de acordo com a estação do ano

É inegável que o clima seja um fator que influencia nas nossas escolhas alimentares. No verão, alimentos que refrescam são os mais procurados, enquanto no outono e no inverno a preferência é por sopas e massas. Mas além da escolha consciente dos pratos, quando falamos de nutrição saudável a hidratação não pode ficar de fora. Neste aspecto, para todas as estações do ano vale o lembrete: os benefícios de beber água, seja no calor ou no frio, se mantêm sempre atuais e importantes!

Ingerir líquidos ao longo do dia é algo que pode variar de acordo com a idade e gênero de cada pessoa (para saber a quantidade indicada para você, clique aqui), porém, quando mudam as estações, não necessariamente o organismo precisará de mais ou de menos água, sabia?

No Instagram e no Facebook do Nutritotal Para Todos falamos bastante sobre o assunto na série #hidratecomnutritotal. E hoje, para tirar mais dúvidas dos nossos internautas sobre esse tema, separamos alguns mitos e verdades sobre os benefícios de beber água. Vale a pena ficar de olho para não descuidar desse aspecto tão importante da saúde!

Desvende os benefícios de beber água

Mulher tomando água em squeeze

Imagem: Freepik

Nos dias mais frios, o corpo precisa de menos água?

Mito. Por mais que o suor e outros fluidos sejam mais aparentes nos dias mais quentes, isso não quer dizer que o corpo não precise se hidratar nos dias frios. Isso acontece porque os hormônios reguladores desses fluidos do corpo, que estimulam a sede e conservam os líquidos ingeridos, são reduzidos em quase 40% em temperaturas mais frias. Mas as indicações devem ser as mesmas: reabastecer os líquidos perdidos ao longo do dia e consumir frutas e alimentos ricos em água como melancia e tomate.

Antes do treino, é melhor tomar água em temperatura ambiente do que água gelada?

Mito. Não há um consenso a respeito de qual a melhor temperatura da água para ingerir antes da prática de exercícios físicos. Há estudos, inclusive, que associam a ingestão de gelo picado antes e durante o treino em um ambiente quente, pois pode ser uma abordagem eficaz para minimizar a tensão térmica e para melhorar o desempenho da resistência.

A desidratação pode prejudicar no foco e atenção?

Verdade. A desidratação pode prejudicar o desempenho cognitivo mesmo em pessoas saudáveis, e isso acontece principalmente para tarefas que envolvem atenção, função executiva e coordenação motora no dia a dia.

Para saber mais

A nutricionista Natália Magalhães fala mais sobre os benefícios de beber água e manter o corpo hidratado no vídeo a seguir:

Ainda não se inscreveu no canal do Nutritotal Para Todos no YouTube? Não perca tempo e passe a acompanhar agora mesmo nossas novidades sobre alimentação saudável clicando aqui. Tem dicas, receitas práticas, tira-dúvidas com especialistas e muito mais!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Lang B. Dehydration in Colder Weather: What Athletes Should Know. Medical University of South Carolina, 2020.

Takashi N. et al. Comparison of the effects of cold water and ice ingestion on endurance cycling capacity in the heat. Journal of Sport and Health Science, 2017.

Matthew W. et al. Dehydration Impairs Cognitive Performance: A Meta-analysis. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2018.

-

Assine nossa newsletter: