Ícone do site Nutritotal Para todos

Como preparar uma lasanha de palmito laminado

Lasanha de palmito laminado

A lasanha é uma das receitas queridinhas para o almoço em família no domingo, mas quem está buscando reduzir as calorias da dieta ou apresenta intolerância ao glúten pode abrir mão de comer esse prato. Então, o que você acha de surpreender a família com uma receita de lasanha de palmito que todos podem comer?

A adaptação da receita tradicional substitui a massa de farinha de trigo por palmito laminado. O palmito é originário da América Latina e pode ser extraído de 3 tipos de palmeiras: a pupunheira, a juçara e o açaizeiro, para essa receita usaremos o palmito pupunha que nasceu na Bacia Amazônica, na região do Peru, mas hoje já é produzido em grande escala no nosso país, na região norte. 

Vamos aprender? A receita é da nutricionista Roberta Lara:

Lasanha de palmito laminado ao molho pesto

Fonte: Freepik

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Ferva o palmito durante três minutos e acrescente sal. Escorra e reserve.
  2. Em um liquidificador, adicione o azeite, as castanhas-de-caju, sal e o manjericão. Bata até virar um molho pesto, mais consistente.
  3. Corte os tomates em rodelas.
  4. Em um refratário, faça a montagem: azeite, fatias de palmito, molho de manjericão, mussarela, tomates, molho de manjericão, e repita as camadas.
  5. Adicione o parmesão por cima e asse em forno até o queijo gratinar. Pode ser consumida gelada também, em dias quentes.

Caso você não goste do molho pesto, pode fazer o molho da sua preferência, como branco ou de tomate, por exemplo. E se quiser uma receita vegana, é só trocar a mussarela por um queijo vegano.

Curiosidades sobre o palmito

O palmito é um alimento completo em possibilidades de preparo e cabe muito bem em diversas receitas, ele pode substituir o frango no estrogonofe, a carne moída no recheio da panqueca, pode ser desfiado e ao juntar com alga nori fica com gostinho de peixe e vira um delicioso bolinho de bacalhau veganizado. 

E, além de tudo isso, é um alimento rico em nutrientes e baixo em calorias, por isso, também é bom para quem está praticando uma dieta para perda de peso. O palmito oferece fibras, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio e vitaminas C e B9.

Mas, não exagere no consumo, ok? Apesar da riqueza nutricional, o palmito que geralmente compramos é o de conserva que leva muito sódio na composição, por isso, é necessário cautela e sugerimos lavar em água corrente antes para reduzir o sódio do produto. 

Não gostou dessa receita e quer outra ideia para o almoço em família? Confira essas:

Quer mais receitas saudáveis na palma das suas mãos? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira preparos deliciosos e dicas imperdíveis sobre nutrição!

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências:

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2.

Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI). Também é colunista do Nutritotal Para Todos

Instagram: @robertasoareslara Facebook: Instituto de Nutrição Roberta Lara.

Sair da versão mobile