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4 benefícios do palmito para a sua saúde

Postado em 19 de fevereiro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça os nutrientes que esse alimento pode oferecer

Consumido especialmente por vegetarianos e veganos como opção de recheio alternativo à carne, o palmito combina com estrogonofes, tortas, pizzas, pastéis e também vai muito bem em saladas e entradas. E para a alegria dos apreciadores desse alimento proveniente das palmeiras, fica o aviso: os benefícios do palmito para a saúde são diversos!

Para começar, ele é fonte de muitos compostos bioativos, que são substâncias que nos protegem de infecções e doenças. Continuando a lista de características a favor do alimento, trata-se ainda de uma opção de consumo saudável, natural, de poucas calorias e rica em vitaminas e minerais, conforme destaca a nutricionista Ana Carolina Vicedomini. Se tudo isso já é motivo de sobra para incluir esse tipo de caule na alimentação, saiba que é só o começo – existem muitos outros benefícios do palmito que favorecem sua ingestão. Vamos ver alguns deles?

Benefícios do palmito

Mas atenção: o ideal é consumir o alimento fresco, a versão em conserva pode ter excesso de sódio.

Salada de alface, azeitonas sem caroço e palmito em fatias, com pedaços de limão ao centro

Imagem: Freepik

Alimento tem baixas calorias

Uma porção de 100 gramas de palmito conta com apenas 30 calorias, e, por esse motivo, ele pode ser consumido em planos para perda de peso sem prejuízo, segundo Ana Carolina.

É fonte de potássio

O potássio, mineral encontrado no feijão, na banana e no mamão, também está presente no palmito. De acordo com a nutricionista, o composto ajuda a controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Contém vitaminas do complexo B

Para Ana Carolina, o palmito é um aliado para quem deseja dormir melhor. Isso porque o alimento é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam a manter o bom funcionamento do organismo.

É rico em zinco

Outro mineral em abundância no palmito é o zinco, que também pode ser encontrado em carnes como o fígado de boi, em peixes, frutos do mar e oleaginosas. Seu consumo otimiza a síntese proteica no corpo.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Ana Carolina Vicedomini é nutricionista pós-graduada em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo Ganep Educação, mestranda em Ciências em Gastroenterologia com ênfase em composição corporal do idoso na Faculdade de Medicina da USP e tutora do Ganep Educação. É também colunista convidada do Nutritotal Público Geral e tem em sua trajetória a área clínica hospitalar, atendimento em homecare e consultório. Acredita que a nutrição através da alimentação é importante para promoção da saúde e da qualidade de vida!

Tânia S. Bioactive compounds and health benefits of some palm species traditionally used in Africa and the Americas – A review. Journal of Ethnopharmacology, 2018.

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