Planta possui nutrientes e substâncias capazes de evitar doenças
Se existe uma erva aromática que combina com tudo, sem dúvidas é o manjericão. Usada para o preparo de massas e pizzas, a planta também vai bem com carnes, assados, chás e até mesmo sorvetes! Com aroma marcante e sabor agradável, ele vai além do uso culinário. Existem marcas que pesquisam as propriedades do manjericão para a estética por meio de produtos naturais.
E claro, não menos importante, o alimento é rico em nutrientes essenciais para a saúde, sendo capaz de ajudar na prevenção de diversas doenças. Fazem parte da lista vitaminas como A, C e complexo B, além de minerais como ferro, fósforo e cálcio.
Quer conhecer um pouco mais a respeito das propriedades e cuidados que devemos ter com o manjericão? Então confira nossos mitos e verdades sobre essa erva, baseado em estudos científicos:
Conteúdo
4 mitos e verdades sobre as propriedades do manjericão
Que o manjericão pode ser usado em diferentes momentos e que ele carrega diferentes vitaminas, já entendemos, mas para além disso existem diversas informações que ouvimos falar sobre o alimento – e nem todas podem ser verdade! Confira:
Manjericão pode ser benéfico para quem tem diabetes
Verdade. Estudos científicos apontam que existem propriedades preventivas nas folhas do manjericão que podem colaborar para uma diminuição significativa na glicemia de jejum, além da melhora no perfil lipídico e na redução da pressão arterial em pacientes diabéticos e obesos.
O consumo da planta está associado ao aumento de fatores ligados ao estresse
Mito. O efeito, na verdade, é o contrário. O manjericão possui propriedades capazes de causar mudanças positivas no organismo de pacientes com doenças que afetam a saúde mental, com benefícios que incluíram redução do estresse, ansiedade, problemas sexuais e depressão, bem como melhoria da memória e atenção cognitiva.
O manjericão pode ser benéfico para a saúde bucal
Verdade. Estudos feitos na Índia e no Brasil revelaram que o extrato de manjericão pode trazer benefícios para a saúde dos dentes e da boca. Isso porque ele possui nutrientes capazes de combater bactérias orais e que podem auxiliar numa redução significativa de até 12% no índice de placa dentária ao longo de três semanas.
Veja também: Quais alimentos impactam a saúde dos dentes?
A planta deve ser cultivada em locais mais frios e com pouca luminosidade
Mito. Se você possui uma muda de manjericão em casa, saiba que ela vai precisar de bastante luz solar e calor, em um ambiente arejado. Lembre-se de regá-la com frequência e de ter cuidado com espécies invasoras durante esse processo.
Use as propriedades do manjericão em suas receitas
Que tal aprender a preparar algumas receitas com esse ingrediente? Conheça três sugestões disponíveis no nosso site a seguir:
Lasanha de palmito laminado
Ideal para o almoço em família, a receita é vegetariana e feita com ingredientes naturais. Veja o passo a passo aqui.
Macarronada para o jantar
Se você quer algo mais leve para fechar o dia, que tal uma receita de macarrão ao pesto? Aprenda o preparo aqui.
Peixe envelopado com camarão
Para os fãs de pescados, essa receita combina o sabor refrescante da tilápia, o toque praiano do camarão e, claro, temperos aromáticos como o manjericão. Confira aqui.
Singletary K. et al. Basil: A Brief Summary of Potential Health Benefits. Nutrition Today, 2018.
Dorthe H. et al. Response of Basil Growth and Morphology to Light Intensity and Spectrum in a Vertical Farm. Frontiers In, 2020.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.