Ícone do site Nutritotal Para todos

Mangostão é bom para diabetes? Saiba mais sobre essa fruta!

Bandeja com mangostões

Com a casca avermelhada e a polpa branca, o mangostão (ou mangostim) é uma fruta cuja procura tem crescido no país. Em alguns locais como no sul da Bahia e no Pará, ela é plantada há anos, mas sua verdadeira origem provém do sudeste asiático, em um arquipélago da Malásia.

Seu sabor varia entre o doce e o azedo, e ele pode ser utilizado no preparo de bolos, tortas, geleias, compotas e sucos. Porém, o que muito se pergunta a respeito da fruta é: o mangostão é bom para diabetes? Quais doenças ele pode prevenir?

Para resolver essas e outras dúvidas, preparamos alguns mitos e verdades sobre o alimento, baseado em estudos científicos. Confira a seguir:

4 mitos e verdades sobre o mangostão

Imagem: Shutterstock

Mangostão é bom para diabetes

Parcialmente verdade. Um estudo avaliou os efeitos do extrato da fruta na saúde de mulheres obesas e com comorbidades como o diabetes.

Como resultado, os pesquisadores sugerem que as propriedades presentes no mangostão podem ser favoráveis para a melhora na resistência à insulina e possuem efeito anti-inflamatório e antioxidante. Mas são necessários mais estudos para entender tais funções e, inclusive, em outros grupos de pessoas.

A fruta pode ajudar a proteger a saúde mental

Verdade. O consumo da fruta pode estar associado à melhora de transtornos mentais, como a depressão. Isso porque já foi comprovado que a fruta possui nutrientes que auxiliam na redução do estresse oxidativo e inflamatório, além de contribuir com a glutationa, um antioxidante no nosso cérebro que combate os radicais livres.

Só a polpa é consumível

Mito. A casca possui os mesmos benefícios que a polpa do mangostão, e pode ser aproveitada em forma de farinha para o preparo de massas e sobremesas. Além disso, também é possível extrair corante avermelhado da casca para tingir roupas e tecidos.

A fruta é boa para a saúde da pele

Verdade. O extrato da casca de mangostão possui propriedades antioxidantes e antienvelhecimento, contribuindo para manter o colágeno e elasticidade da pele por mais tempo. Os cientistas avaliam o poder deste alimento para a criação de cosméticos que evitam rugas de expressão, por exemplo.

Quer saber mais sobre os benefícios das frutas exóticas? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile