Mastigar cravo ajuda a combater infecções?

Postado em 11 de julho de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça mitos e verdades sobre essa especiaria

Mastigar cravo ajuda a combater infecções? Esse hábito foi passado por gerações entre famílias, com o intuito de prevenir doenças causadas por vírus e bactérias na região bucal. Acredita-se que a especiaria asiática tenha propriedades benéficas à saúde, mas será que ela traz mesmo essa proteção?

Usualmente, o cravo (Syzygium aromaticum) faz parte de pratos típicos como o beijinho de coco e receitas com carne de porco. Também é utilizado como parte de preparos da festa junina, como o quentão e o vinho quente.

Além disso, seu chá é bastante apreciado para os dias de frio, e combina com uma pitada de canela. Quer saber mais a respeito das propriedades do cravo-da-Índia? Listamos a seguir os principais mitos e verdades sobre a especiaria, baseado em estudos científicos:

4 mitos e verdades sobre o cravo-da-Índia

Cravos da índia empilhados em um pote

Mastigar cravo-da-Índia pode ajudar no combate ao mau hálito mas requer cuidados | Imagem: Shutterstock

Mastigar cravo ajuda a combater infecções

Verdade. O cravo é rico em uma substância chamada eugenol, que pode conter ação antimicrobiana, anti-inflamatória, cicatrizante, antiviral e antioxidante. Segundo estudos, o efeito é similar ao de um anestésico natural, porém, sugere-se cautela com o hábito de mastigar a especiaria para não ocasionar em feridas na região bucal.

O ideal é utilizar o cravo como parte de preparos culinários, onde será possível obter os mesmos benefícios oferecidos pela planta.

Gestantes podem consumir alimentos temperados com cravo

Parcialmente verdade. Como parte de receitas, tais quais bolos, tortas e assados, não existem estudos que contraindiquem o consumo entre mulheres grávidas. Porém, sugere-se evitar o chá de cravo-da-Índia, pois os efeitos podem causar complicações na saúde da gestante e do bebê.

Comer cravo acaba com o mau hálito

Verdade. O cravo-da-Índia possui propriedades capazes de suprimirem a adesão de bactérias e de interromperem a formação de colônias causadoras de halitose (mau hálito). O eugenol, presente no alimento, também pode atuar beneficamente para a saúde da gengiva.

O consumo de cravo dificulta a digestão

Mito. O efeito do cravo pode, na realidade, ser um aliado para os processos digestivos do corpo. Pesquisas apontam que seu óleo essencial é capaz de equilibrar a microbiota intestinal, ajudar a motilidade do intestino e potencializar o processo de digestão devido à sua atividade enzimática e absorção de nitrogênio.

Quer saber mais sobre outros benefícios do cravo? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

José N. et al. Clove Essential Oil (Syzygium aromaticum L. Myrtaceae): Extraction, Chemical Composition, Food Applications, and Essential Bioactivity for Human Health. Molecules. 2021.

Fatmah A. et al. Exploring the Use of Herbal Treatments During Pregnancy Among Saudi Women. Sultan Qaboos Univ Med J. 2021.

Dorota D. et al. Effect of essential oils on oral halitosis treatment: a review. European Journal of Oral Sciences, 2020.

 

Assine nossa newsletter: