As uvas são frutas adocicadas que podem fazer parte de receitas saborosas em todo o Brasil. Além dos vinhos, geleias e compotas, é comum encontrarmos a frutinha em cucas e bolos na região Sul e também em pratos na época natalina, especialmente na versão passa. Mas por trás de toda essa doçura e versatilidade, como fica o quesito nutricional? Quais são os benefícios da uva para a saúde? Para conhecer alguns deles, listamos mitos e verdades a seguir. Confira!
Afinal, quais são os benefícios da uva?
4 mitos e verdades
Uvas verdes são mais saudáveis que as uvas roxas
Mito. A verdade é que não dá para comparar as duas uvas para saber qual é mais benéfica para a saúde. Por um lado, as uvas mais escuras como as roxas e as vermelhas possuem mais resveratrol, substância ligada à longevidade. Por outro, as verdes possuem menos açúcar e podem oferecer uma quantidade maior de vitaminas. Portanto, a escolha varia de acordo com o benefício.
Comer as sementes da uva pode fazer mal à saúde
Mito. Não há problema em consumir sementes de uva, pelo contrário. O extrato presente nelas pode ser benéfico para o controle da pressão arterial, do humor e do estresse. Quem, na verdade, não pode consumir as sementes (e nem a fruta) são os cães. Saiba o motivo aqui.
Combinar uvas ou vinhos com queijos pode ser benéfico
Verdade. A combinação de queijos e vinhos, por exemplo, pode trazer benefícios à saúde cognitiva em longo prazo. Porém, é importante não exagerar na dose e optar por queijos mais leves. Confira os riscos que os queijos mais gordurosos podem oferecer clicando aqui.
Tomar suco de uva todo dia pode trazer benefícios à saúde da mulher
Parcialmente verdade. De fato, o consumo de suco de uva branca pode aumentar os níveis de colesterol bom e reduzir o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência do abdômen e cintura em mulheres. Porém, o consumo diário pode ser um risco, já que a bebida é rica em açúcares. A sugestão é consumi-la com moderação.
E mais
Agora que você já sabe quais são os benefícios da uva, que tal conhecer as vantagens do consumo do abacate? A nutricionista Renata Gonçalves te conta quais são eles aqui. Informe-se e garanta escolhas mais consciente na próxima ida à feira!
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.