Versão é leve e de preparo fácil
De origem indígena, a pamonha vem da palavra tupi pa’muñã, que significa “pegajoso” – apelido conquistado graças à sua consistência. Uma iguaria brasileira, é presença garantida nas mesas de festa junina ou nos carros de som que anunciam a venda do quitute em versão caseira e fresquinha. Mas não é preciso esperar a passagem do vendedor ou até o mês de junho para provar essa delícia. E se a ideia é um preparo mais prático, sem precisar descascar o milho ou envolver o quitute na palha, dá para fazer uma receita de pamonha assada salgada em casa, muito bem-vinda para acompanhar aquele cafezinho no meio da tarde!
A nutricionista Ana Carolina Vicedomini ensina como a seguir. Logo depois do passo a passo, você ainda confere as propriedades do milho verde, ingrediente principal da pamonha que fazem dela um preparo também bastante nutritivo!
Receita de pamonha assada salgada
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 45 min.
Ingredientes:
- 2 latas de milho (sem conserva)
- ½ xíc. (chá) de leite
- 1 copo de requeijão
- 4 ovos
- 1 xíc. (chá) de queijo minas padrão
- Sal (a gosto)
Modo de preparo:
- Bata no liquidificador o milho com o leite até obter uma mistura cremosa.
- Passe por uma peneira para retirar todo o suco de milho.
- Volte o suco para o liquidificador, e acrescente o requeijão, os ovos, o queijo e bata bem.
- Coloque em uma forma de no máximo 15 cm untada, forrada com papel-manteiga, untada novamente e enfarinhada.
- Leve para o forno preaquecido a 200 °C por cerca de 30 minutos ou até fazer o teste do palito e sair limpo.
Cereal nutritivo
A base da pamonha é o milho verde, um alimento que, segundo um estudo publicado no periódico Cogent Food & Agriculture, é rico em compostos fitoquímicos que podem ajudar na prevenção de doenças crônicas. Além disso, o milho possui amido resistente, que reduz o risco de complicações relacionadas à obesidade. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar no consumo.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Ana Carolina Vicedomini é nutricionista pós-graduada em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo Ganep Educação, mestranda em Ciências em Gastroenterologia com ênfase em composição corporal do idoso na Faculdade de Medicina da USP e tutora do Ganep Educação. É também colunista convidada do Nutritotal Público Geral e tem em sua trajetória a área clínica hospitalar, atendimento em homecare e consultório. Acredita que a nutrição através da alimentação é importante para promoção da saúde e da qualidade de vida!
Tajamul R. et al. Maize—A potential source of human nutrition and health: A review. Cogent Food & Agriculture, 2015.