Ícone do site Nutritotal Para todos

Quiabo com frango: a receita mineira que conquistou o Brasil

Sim, isso mesmo que você leu! É quiabo com frango e não frango com quiabo, porque quem vai brilhar na nossa receita é esse vegetal que tem muito mais do que baba.

Temido por muitos paladares, o quiabo é um vegetal de origem africana que foi trazido para o Brasil durante o período colonial. A receita de quiabo com frango, no entanto, é brasileira, mais especificamente de Minas Gerais, onde no século XIX, havia dificuldades para o transporte de mercadorias alimentícias.

A necessidade de comer em tempos difíceis levou à invenção, misturando as culinárias indígena, portuguesa e africana, criou-se um ensopado de frango caipira com quiabo. Tudo que ia na receita era criado e cultivado naquele mesmo território, facilitando o preparo.

Na receita tradicional, utiliza-se a coxa ou a sobrecoxa do frango com pele, que são cortes com mais gordura e colesterol. Para reduzir o teor de gordura desse prato, fizemos duas versões, uma com a coxa de frango sem pele e outra de frango vegano, feito a partir da carne de caju!

Quiabo com frango

Rendimento: 2 porções

Tempo de preparo: 1h

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Tempere o frango com o cominho, o sal, a pimenta do reino, o açafrão e o suco de 1 limão. Deixe marinando por pelo menos 30 minutos na geladeira.
  2. Pique o alho e a cebola e coloque metade dos temperos em uma panela.
  3. Lave e retire as sementes do tomate.
  4. Pique o tomate em cubos.
  5. Acrescente 2 colheres de sopa de azeite na panela com os temperos e acenda o fogo baixo.
  6. Doure os temperos e coloque o frango sem o caldo da marinada.
  7. Refogue o frango, até dourar a carne.
  8. Acrescente o tomate e refogue por mais 3 minutos.
  9. Coloque o líquido da marinada e 1 xícara e ½ de água e deixe cozinhar em fogo médio-baixo.
  10. Lave os quiabos e corte-os em fatias grossas de 1 cm. DICA: na hora de escolher os quiabos, aperte-os e escolha os mais moles e menores, esses são menos fibrosos e mais gostosos de comer.
  11. Coloque o restante do alho e da cebola em outra panela e regue-os com 1 colher de sopa de azeite.
  12. Doure esse tempero e acrescente o quiabo para refogar também em fogo baixo.
  13. Coloque sal e esprema o suco do outro limão sobre o quiabo, isso fará com que ele não solte tanta baba.
  14. Continue refogando e assim que ele mudar de cor verde viva para um verde mais escuro, desligue o fogo e aguarde até que a água do frango esteja quase secando.
  15. Quando estiver quase secando, passe o quiabo para a panela do frango, refogue um pouco e acrescente a ½ xícara de água restante.
  16.  Deixe cozinhar por mais 5 ou 8 minutos, o suficiente para os sabores e ingredientes se misturarem sem que a panela fique seca, sem nada de água.
  17. Sirva com arroz e feijão carioca ou angu.

Aprenda a fazer frango vegano de carne de caju

Para veganizar essa receita, utilizaremos o frango de carne de caju. O caju é uma fruta suculenta com polpa macia que, ao ser refogada, assemelha-se a um frango desfiado.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Lave os cajus e retire a castanha que fica na parte de cima da fruta.
  2. Tire a pele dos cajus e esprema-os com as mãos, retirando todo o suco. Não descarte o suco, você pode beber e ter uma super fonte de vitamina C no seu dia.
  3. Desfie o caju com auxílio de um garfo.
  4. Pique o tomate em cubos, retirando as sementes e reserve.
  5. Pique o alho e a cebola e refogue com o azeite.
  6. Acrescente o caju e refogue para pegar o sabor dos temperos.
  7. Adicione o tomate e refogue até que o preparo perca bastante água.
  8. Adicione o quiabo, que deve ser preparado da mesma maneira que o utilizado na receita com frango.
  9. Coloque sal e temperos à gosto e desligue o fogo.
  10. Sirva em seguida.

Conheça mais sobre o quiabo

Com baixo custo e alto valor nutricional, o quiabo é considerado pelos cientistas um nutracêutico, ou seja, um alimento que oferece benefícios extras à saúde. São relatados efeitos benéficos na imunidade e na saúde gastrointestinal.

Outras pesquisas também demonstram que àquela baba do quiabo, que se chama mucilagem, pode diminuir a glicemia (açúcar no sangue), tratar irritações gástricas e evitar infecções bacterianas no estômago. E, além de todos esses benefícios, o quiabo é fonte de fibras, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A, B9 e C.

Experimente outras receitas mineiras saudáveis:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais curiosidades e receitas!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências

Abdala, Mônica Chaves. Sabores da tradição. Revista do arquivo público mineiro, v. 1, p. 118-129, 2006.

Costa, Ana Cristina Magalhães; SOARES, Juliana Aparecida; ÁVILA, Maria. Caminhos da tradição: o negro e sua influência na culinária mineira. A532 Coletânea de Trabalhos Completos do I seminário de inovação pesquisa e extensão: I Sipex./Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Preto.–v. 1,(out., 2016), 73 p., p. 40.

Elkhalifa, A.E.O.; Alshammari, E.; Adnan, M.; Alcantara, J.C.; Awadelkareem, A.M.; Eltoum, N.E.; Mehmood, K.; Panda, B.P.; Ashraf, S.A. Okra (Abelmoschus Esculentus) as a Potential Dietary Medicine with Nutraceutical Importance for Sustainable Health Applications. Molecules 2021, 26, 696. https://doi.org/10.3390/molecules26030696

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2.

Sair da versão mobile