fbpx


Para que serve o nutriente fósforo?

Postado em 29 de novembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Saiba como manter o mineral equilibrado na sua alimentação

Nos comerciais e anúncios que circulam na televisão e nas redes sociais, você já deve ter ouvido falar que um “alimento x” é rico em vitaminas e minerais. Os exemplos mais comuns incluem substâncias como o ferro, o magnésio e o zinco, mas existe um, em especial, que também é importante para o organismo: o fósforo.

Presente em alimentos como laticínios, sementes, oleaginosas e peixes, ele é fundamental para o DNA humano, pois faz parte do processo de desenvolvimento das células e gera energia no organismo.

Por outro lado, quem possui doença renal crônica e faz tratamento com hemodiálise, precisa ter cuidado com a quantidade de fósforo na dieta, pois o mineral em excesso na alimentação pode gerar complicações quanto à absorção de outros nutrientes nos rins.

Recomendação diária

A quantidade recomendada do nutriente fósforo por dia é de 700 mg na idade adulta, independentemente do gênero. Em uma dieta equilibrada, essa quantidade pode ser obtida sem a necessidade de suplementos, mas é preciso ter cuidado para não exagerar nas fontes deste nutriente.

Para saber se sua alimentação diária tem uma quantidade suficiente de fósforo, faça nosso teste baseado em estudos científicos:

Teste: sua alimentação é rica no nutriente fósforo?

Anote qual das alternativas você irá marcar com mais frequência e confira o resultado no final:

Alimentos ricos em fósforo

Imagem: Shutterstock

1 – Na hora do lanche, qual desses peixes em conserva você colocaria em um sanduíche:

a) sardinha

b) atum

c) não costumo consumir peixes no meu dia a dia

2 – Para saciar a fome entre as refeições, o lanche ideal para você seria:

a) uma porção de sementes de girassol

b) uma porção de nozes

c) uma maçã

3 – Escolha um laticínio presente nas suas refeições:

a) queijo prato

b) iogurte natural

c) não consumo laticínios no meu dia a dia

4 – Escolha um acompanhamento para o seu almoço:

a) cogumelos Shimeji salteados

b) brócolis cozido

c) salada de pepino

Resultado:

  • Se você marcou mais vezes a alternativa a): é melhor tomar cuidado para não se exceder com a quantidade do nutriente fósforo na dieta. Alimentos como sardinha e sementes de girassol estão no topo da lista dos mais ricos no mineral. Se você tem problemas relacionados à saúde renal, consulte um nutricionista para te orientar a respeito desses alimentos no seu dia a dia.
  • Se você marcou mais vezes a alternativa b): teve um resultado equilibrado. Sua dieta possui fontes do nutriente fósforo diversificadas no dia a dia, como brócolis, iogurte e atum, mas sem exagerar nas quantidades recomendadas.
  • Se você marcou mais vezes a alternativa c): talvez você possua poucas opções de alimentos ricos em fósforo na sua alimentação. Consulte um nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar que ofereça meios de obter este mineral na dieta.

Leia também: 3 mitos e verdades sobre absorção de nutrientes

Quer saber mais a respeito de nutrientes presentes no nosso organismo? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), 2020.

Elizabeth R. et al. Intestinal Phosphorus Absorption in Chronic Kidney Disease. Nutrients, 2018.

Codex Nutrient Reference Values. FAO, 2019.

-

Assine nossa newsletter: