Ícone do site Nutritotal Para todos

Suplementos para ganhar massa muscular: mitos e verdades

Mãos colocando suplementos para ganhar massa muscular em copo de plástico

Especialmente entre os adeptos mais assíduos das atividades físicas, a procura por suplementos para ganhar massa muscular com o intuito de potencializar os efeitos do treino é alta. Na lista dos mais procurados lá estão opções como creatina, whey protein, BCAA, caseína, entre muitas outras… Mas ao mesmo tempo em que a busca é grande, muita gente ainda tem dúvidas sobre os efeitos na saúde que esses produtos podem vir a provocar.

Afinal de contas, eles podem fazer mesmo com que os músculos cresçam? E ajudam na perda de peso? Bom, por mais que cada suplemento tenha as suas peculiaridades, a ciência já sabe a resposta de alguns desses questionamentos. Separamos a seguir quatro deles para você fugir das fake news e não cair em propagandas enganosas!

4 mitos e verdades sobre suplementos para ganhar massa muscular

Imagem: Freepik

Creatina faz os músculos crescerem

Mito. Dentre os efeitos da suplementação de creatina combinada a um treinamento complexo, é possível citar a melhora na força e contração muscular e a redução do dano do tecido desses músculos. Porém, o consumo isolado desse suplemento não faz com que os músculos cresçam de uma hora pra outra.

A cafeína pode ser usada tanto por quem pratica exercícios quanto por quem não pratica

Verdade. Segundo a ciência, os efeitos da cafeína podem ser semelhantes em indivíduos treinados e não treinados. As diferenças costumam estar associadas à frequência de ingestão e às variações genéticas de cada pessoa. Além disso, o suplemento de cafeína pode ajudar no aumento do desempenho anaeróbio e aeróbio. Mas atenção: esse suplemento pode ter efeitos colaterais e seu uso deve ser feito com cautela, sob orientação de um profissional.

A caseína deve ser suplementada, preferencialmente, no período diurno

Mito. Os efeitos da suplementação de caseína são similares tanto para quem a suplementa no período diurno quanto no noturno. Em ambos os casos, o acompanhamento nutricional deve ser feito para avaliar o uso desse suplemento. Vale ressaltar que o horário da suplementação depende do horário de treino. Devido à digestão ser mais lenta e para evitar desconfortos gastrointestinais, a maioria das pessoas prefere usar a caseína após o treino, mas isso não faz diferença nos períodos noturno ou diurno.

O whey protein pode ajudar na perda de peso

Parcialmente verdade. Não há um consenso a respeito do uso da proteína do soro de leite, como o caso do whey protein, para efeitos diretos na perda de peso. Por um lado, sabe-se que seu efeito em uma dieta equilibrada em indivíduos que praticam exercícios físicos pode ser eficaz para maximizar a massa magra e a rigidez muscular. Por outro, em indivíduos obesos, não há efeitos que apoiem seu uso para a perda de peso. Faltam mais estudos para entender a eficácia desse suplemento.

Por fim, não esqueça que a alimentação também é sua aliada no ganho de massa muscular. Veja os alimentos que contribuem para essa tarefa e como incluí-los na dieta:

Inscreva-se no canal do Nutritotal Para Todos no YouTube e fique por dentro das melhores dicas sobre alimentação saudável!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile