fbpx

Você sabe quais alimentos com iodo mais consumimos?

Postado em 25 de junho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Faça o teste e descubra como o iodo está presente na alimentação diária

Se você possui problemas na tireoide, provavelmente já ouviu falar que a deficiência de iodo pode ser um dos fatores responsáveis. Esse nutriente é essencial para o organismo humano, sendo utilizado para a síntese de hormônios e ajudando no crescimento físico e neurológico.

De acordo com o Ministério da Saúde, os distúrbios relacionados por deficiência de iodo são fenômenos naturais e seu impacto sobre os níveis de desenvolvimento humano, social e econômico são muito graves. A deficiência de iodo pode causar problemas como bócio, que é o crescimento visível da glândula tireoide, além de doenças em crianças e adultos.

E a principal forma de se obter o iodo é por meio da alimentação convencional, sabia? Para entender melhor como a nutrição está relacionada à prevenção da deficiência desse nutriente, faça nosso teste a seguir:

Teste: quais alimentos com iodo mais consumimos?

Escolha uma alternativa para cada uma das perguntas a seguir.

Mesa com diversos alimentos, como carnes, queijos e oleaginosas

O iodo está presente em diversos alimentos | Imagem: Shutterstock

1. Qual destes grupos de alimentos é o mais rico em fontes de iodo?

A) Peixes e mariscos

B) Leite e derivados

C) Oleaginosas

D) Frutas e legumes

Se você respondeu A, acertou. Segundo um estudo publicado pelo Repositório Científico do Instituto Nacional de Saúde de Portugal, alimentos como peixes e mariscos são os que apresentam concentrações de iodo mais elevadas, com um valor médio de 114 μg em porções de 100 g. Mas os laticínios são também uma fonte importante para suprir o aporte diário de iodo, com valores médios de 22 μg por porção.

2. O ovo de galinha também pode ser considerado uma fonte alimentar rica em iodo. Essa afirmação é:

A) Verdadeira

B) Falsa

Para quem respondeu que essa afirmação é verdadeira, está correto. De acordo com o Ministério da Saúde, os ovos também são fontes de iodo, desde que oriundos de animais que foram alimentados com rações que continham o nutriente.

3. Qual destes alimentos pode conter altas quantidades de iodo?

A) Amido de milho

B) Açúcar

C) Sal de cozinha

Ponto para quem respondeu a alternativa C. O sal de cozinha, de acordo com o Ministério da Saúde, é uma forma de obter o nutriente naturalmente. Para isso, alguns cuidados são necessários, como observar no rótulo do sal se ele de fato é iodado, armazená-lo em local fresco e arejado e não colocá-lo na geladeira após abrir a embalagem.

4. As algas marinhas podem ser consideradas algumas das maiores fontes de iodo na alimentação. Essa frase é:

A) Verdade

B) Mito

Mais uma vez, ponto para quem respondeu a alternativa A. Segundo um artigo do National Institute of Health, as algas marinhas como nori, kombu e wakame são algumas das melhores fontes alimentares de iodo. Mas, ao mesmo tempo, esses alimentos são altamente variáveis ​​em seu conteúdo. Por isso, procure um nutricionista para tirar as dúvidas do alimento caso queira adicioná-lo à sua alimentação.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Deficiência de iodo. Ministério da Saúde, 2015.

Delgado I. et al. Quantificação de iodo em alimentos consumidos em Portugal: resultados preliminares. Repositório Científico do Instituto Nacional de Saúde, 2016.

Iodine. National Institute of Health, 2020.

Leia também



Assine nossa newsletter: