Veja o que um estudo descobriu sobre novas perspectivas da prevenção do câncer
A saúde do seu intestino é mais importante do que você imagina. Além de manter o ciclo da digestão em dia, ela é capaz de prevenir diversos males. Sabia que até mesmo o risco de câncer pode ser afastado a partir do cuidado da microbiota intestinal? É o que a ciência vem estudando, o papel dessa colônia de bactérias saudáveis na prevenção do desenvolvimento de tumores.
Microbiota x tumores
Para avaliar a possível relação entre a microbiota e a prevenção do crescimento de tumores, um estudo feito em camundongos e publicado pelo periódico científico Gastroenterology analisou os neutrófilos, que são células imunes presentes em tumores de cólon, para entender como elas promoviam o crescimento do câncer.
Os cientistas analisaram a fundo a microbiota dos camundongos para observar como o câncer se desenvolvia. Como resultado, em roedores que tiveram tumores de cólon induzidos por meio de inflamações no intestino, houve uma diminuição dos neutrófilos, causando a propagação dos tumores.
Outro detalhe é que foram encontradas bactérias do intestino que puderam ajudar a evitar o crescimento e a progressão do tumor. Portanto, os cientistas concluíram que a microbiota saudável pode ser aliada na prevenção do desenvolvimento do câncer de cólon.
Contudo, são necessários estudos feitos em humanos para entender a relação entre a microbiota intestinal e a prevenção de tumores.
Como cuidar da microbiota
Preservar a microbiota intestinal é uma ação importante para a saúde como um todo. No caso, o uso de probióticos e uma boa alimentação podem ser aliados desse cuidado.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Daniel T. et al. Neutrophils Restrict Tumor-Associated Microbiota to Reduce Growth and Invasion of Colon Tumors in Mice. Gastroenterology, 2019.