Bom desempenho cardiorrespiratório pode prevenir câncer em homens

Postado em 16 de agosto de 2023

Respirando saúde, saiba como o desempenho cardiorrespiratório pode impactar no risco de ter câncer de cólon, pulmão e próstata

O câncer é uma das principais causas de mortalidade no mundo e continua tirando o sono de profissionais da saúde e pesquisadores que buscam encontrar uma solução e um tratamento mais brando para a doença. Recentemente, uma luz chamada desempenho cardiorrespiratório brilhou no fim do túnel para eles e você vai entender o porquê.

O desempenho cardiorrespiratório é um parâmetro que reflete melhor o nível de atividade física de uma pessoa. Apesar da atividade física regular estar associada a um menor risco de vários tipos de câncer, acredita-se que quanto melhor o desempenho cardiorrespiratório, maior é a intensidade da atividade física de uma pessoa e talvez esse seja um diferencial para o câncer.

Os pesquisadores decidiram investigar se o desempenho cardiorrespiratório poderia dar um bônus à saúde na prevenção da incidência e mortalidade por câncer, especificamente de próstata, cólon e pulmão em homens. Entenda a seguir:

desempenho cardiorrespiratório

Foto: Shutterstock.com

Câncer entre homens

Os cânceres mais comuns em homens são de cólon, de próstata e de pulmão. No Brasil, as estimativas para os homens nos próximos anos, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), apontam para 30% de casos de câncer de próstata, 9,2% de câncer de cólon e reto e 7,5% de casos de câncer do trato respiratório (traqueia, brônquio e pulmão).

De outubro de 1982 a dezembro de 2019, foram coletados os dados de mais de 177 mil homens na Suécia para analisar a relação com o desempenho cardiorrespiratório nesses principais cânceres que atingem o público masculino. Ao total, os pesquisadores contabilizaram 499 casos de câncer de cólon, 283 de pulmão e 1.918 de câncer de próstata, com 152 mortes por câncer de cólon, 207 por câncer de pulmão e 141 mortes por câncer de próstata.

E agora vem a tal luz no fim do túnel! Ao analisar o desempenho cardiorrespiratório dos homens, a descoberta é que é possível diminuir esses números tão expressivos de casos e mortes por câncer e não é preciso ser um atleta para estar mais protegido contra eles.

Desempenho cardiorrespiratório

O desempenho cardiorrespiratório é a capacidade do coração, dos pulmões e do sistema vascular fornecer sangue rico em oxigênio aos músculos durante a atividade física e quanto melhor esse desempenho, melhores são os efeitos da atividade física. E, para o câncer, um desempenho maior também trouxe benefícios à saúde.

Para o câncer de cólon, um desempenho cardiorrespiratório moderado e alto foi associado a um menor risco de ter esse câncer. Enquanto para o câncer de próstata, se você apresentar um desempenho cardiorrespiratório baixo, moderado ou alto é possível diminuir o risco de morte por esse câncer.

Apenas o câncer de pulmão mostrou menor risco de morte se fosse um desempenho cardiorrespiratório alto. De maneira geral, o que podemos concluir com esse estudo é a importância da atividade física, em qualquer nível, na proteção contra o câncer e para o bem-estar completo.

O cuidado com a saúde do homem e da mulher contempla diversas frentes, a alimentação é uma das principais, mas outras como a atividade física devem ser consideradas para viver cada vez mais e melhor.

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre prevenção de doenças e alimentação saudável.

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Você vai gostar de ler:

Referência

Ekblom-Bak E, Bojsen-Møller E, Wallin P, et al. Association Between Cardiorespiratory Fitness and Cancer Incidence and Cancer-Specific Mortality of Colon, Lung, and Prostate Cancer Among Swedish Men. JAMA Netw Open. 2023;6(6):e2321102. doi:10.1001/jamanetworkopen.2023.21102

INCA, INCA estima 704 mil casos de câncer por ano no Brasil até 2025, 2022.

Assine nossa newsletter: