fbpx


O que refrigerante tem a ver com a saúde dos ossos? Tudo!

Postado em 20 de agosto de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Nova pesquisa alerta para o risco de osteoporose associado ao consumo exagerado da bebida

Muita gente não consegue deixar de lado o consumo de refrigerante, embora não seja de hoje o alerta para a alta quantidade de açúcar e conservantes presentes nesse tipo de bebida, prejudiciais à saúde. Mas se ainda assim o aviso não era suficiente para abandonar o hábito, vale saber o que uma nova pesquisa descobriu: beber refrigerante pode prejudicar a saúde dos ossos.

O aviso foi dado por um recente estudo publicado pelo periódico Nutrition Journal, que apontou que bebidas adoçadas com açúcar e carbonatadas, como os refrigerantes, podem influenciar na saúde óssea tanto de crianças quanto adultos. Confira mais detalhes sobre a descoberta a seguir.

Copos com refrigerantes coloridos - laranja, vermelho e verde, com pedras de gelo

Imagem: Shutterstock

Refrigerante x ossos: saúde em alerta

Para chegar às conclusões, os pesquisadores compararam 26 outros estudos (que somavam mais de 124 mil participantes!) para entender como a ingestão desse tipo de bebida poderia impactar a densidade mineral óssea, um indicador indireto para o risco de osteoporose e fraturas no corpo.

Como resultado, 18 dos estudos analisados apontaram uma associação de risco entre a ingestão de bebidas adoçadas e uma menor densidade mineral óssea em todas as faixas etárias.

Isso se deve, principalmente, ao açúcar presente nessas bebidas, que pode causar efeitos negativos no metabolismo ósseo por meio do aumento da perda de cálcio urinário e do desequilíbrio do mineral no organismo.

Portanto, se ainda te faltavam motivos para largar de vez o consumo de refrigerantes, a ciência sugere que o aumento no risco de osteoporose está incluso nos males causados pelo consumo excessivo da bebida, junto à obesidade e diabetes tipo 2.

Novo cardápio

Mas e para acompanhar a pipoca, o sanduíche ou apenas matar a sede em uma tarde ensolarada? Opções de bebidas mais nutritivas não faltam! Aqui no Nutritotal Para Todos você pode conferir algumas sugestões práticas (e deliciosas!), como um suco refrescante perfeito para o calor, bebidas fáceis e saborosas para as crianças ou ainda opções diferentes e turbinadas para quem quer sair da mesmice. Já que o refrigerante não é o melhor amigo dos ossos (e da saúde), melhor rever os hábitos, não é mesmo?

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Hyejin A. et al. Sugar-sweetened beverage consumption and bone health: a systematic review and meta-analysis. Nutrition Journal, 2021.

-

Assine nossa newsletter: