Boa parte dos brasileiros costuma tomar um copo de refrigerante (ou até mesmo mais de um) durante as refeições. Não é de hoje que se sabe que esse hábito é pouco nutritivo, uma vez que a bebida ultraprocessada é fonte de açúcares, sódio, conservantes e edulcorantes (o mesmo que adoçantes) que podem trazer riscos à saúde.
Estudos já comprovaram que tomar refrigerante pode fazer mal para os ossos e aumentar o risco para doenças como diabetes e obesidade. Mas você sabia que o consumo da bebida também estaria relacionado com o aumento da pressão arterial?
Refrigerante aumenta a pressão?
Um estudo científico publicado no Nutrition Journal analisou a associação entre o consumo de refrigerantes convencionais e na versão com redução de calorias comparados com os níveis de hipertensão sistólica.
A pesquisa foi feita no México, onde foram usados dados coletados por 14 anos de participantes que consumiram refrigerantes, tanto os tradicionais quanto os menos calóricos. Como resultado, o hábito de tomar a bebida gaseificada convencional estaria associado ao aumento da pressão arterial, tanto a sistólica (àquela que se refere à contração do músculo do coração para bombear o sangue para as artérias), quanto a diastólica (que ocorre no momento de relaxamento do músculo do coração). Sendo que, o efeito se mostrou ainda maior, após dez anos de consumo, na pressão diastólica.
Por outro lado, não foram encontrados dados suficientes para associar o mesmo crescimento com os refrigerantes não calóricos. Porém, os cientistas reforçam que é preciso investigar através de estudos mais aprofundados os outros riscos ligados ao consumo desse tipo de bebida.
Como sugestão, ao invés dos refrigerantes, você pode optar por mais copos de água, chás e água de coco ao decorrer do dia, para se manter bem hidratado.
Leia também: 4 dicas para se manter bem hidratado ao longo do dia
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre prevenção de doenças e alimentação saudável.
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Rubi H. et al. Soft drink and non-caloric soft drink intake and their association with blood pressure: the Health Workers Cohort Study. Nutrition Journal, 2022.