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4 dicas para hidratar o corpo de dentro para fora

Postado em 9 de abril de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Veja como combater a desidratação no seu dia a dia

Quando falamos em alimentação saudável, a hidratação não pode ficar de fora. Só que mais do que a história de beber água em quantidades adequadas, é preciso se atentar à ingestão de alimentos que contribuem para essa finalidade e também às manifestações do corpo de que precisamos reforçar a hidratação. Por exemplo, após meia hora de treino ou  caminhada, é possível que sinais de desidratação como suor e sede apareçam. Mas sabia que esses indícios estão presentes na maior parte do dia, sem que a gente perceba? É por isso que saber como hidratar o corpo de dentro para fora é tão importante.

Um gole de saúde

Como deu pra perceber, o tema hidratação envolve vários aspectos e é por isso que lançamos a série no no Facebook e Instagram do Nutritotal Para Todos #hidratecomnutritotal. A ideia é conscientizar nossos seguidores sobre esse aspecto tão importante da manutenção da saúde e bem-estar por meio da informação. Você pode conferir aqui tudo o que já abordamos sobre o tema, e hoje vamos falar sobre ele mais uma vez (aproveitando diversas dúvidas que recebemos!), agora ensinando como hidratar o corpo de dentro para fora.

Mas como assim de dentro pra fora? Bom, o que acontece é que algumas atitudes na alimentação e nos cuidados diários podem ajudar a manter o corpo hidratado – de dentro pra fora –, a fim de evitar problemas de saúde mais sérios por conta da desidratação, entendeu?

Separamos quatro dicas que você pode incluir na sua rotina para ajudar na hidratação. Confira.

Como hidratar o corpo de dentro para fora

Mesa com bebidas em dois copos de vidro, com água, limão e morangos, que ajudam como hidratar o corpo de dentro para fora

Imagem: Freepik

Beba uma quantidade suficiente de líquidos por dia

O alerta pode parecer óbvio, mas você sabe qual é a quantidade ideal de ingestão de líquidos que você necessita diariamente? O volume pode variar entre homens e mulheres, além de crianças, lactantes e gestantes. Porém, não é apenas em copos de água que o seu corpo se hidratará. Os líquidos presentes nos alimentos e outras bebidas também contam, mesmo em menor quantidade, como explica a nutricionista Natália Magalhães no vídeo a seguir:

Saiba priorizar as bebidas certas

Além da água, outras bebidas podem ajudar na hidratação diária. É o caso de chás sem açúcar e adoçantes. Isotônicos e bebidas esportivas também são opções recomendadas para quem pratica exercícios, pois ajudam a repor nutrientes perdidos ao longo do treino. Em menor quantidade, o leite também pode auxiliar. Já bebidas alcoólicas e açucaradas ficam em último lugar na lista de prioridades quando o assunto é hidratação.

Não se esqueça das frutas

Algumas frutas ajudam a manter o corpo hidratado, em especial as que possuem uma grande quantidade de água como a melancia, a laranja e o morango. Legumes e verduras também são fontes de água para a alimentação. Uma salada refrescante com alface e tomate, por exemplo, é uma refeição aliada da boa hidratação.

Hábitos começam na infância

O consumo frequente de água e outros líquidos deve começar ainda quando somos crianças. Por isso, se você tem filhos, incentive-os a beber garrafinhas de água ao decorrer do dia e a consumir mais frutas e vegetais nas refeições. Uma sugestão de incentivo é usar aplicativos que monitorem esse consumo e façam do hábito uma tarefa mais lúdica e divertida.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Healthy Beverage Guidelines. The Nutrition Source, Harvard, 2017.

Janet W. et al. Challenges in the assessment of total fluid intake in children and adolescents: a discussion paper. European Journal of Nutrition, 2018.

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