Quantos idosos você conhece que já tiveram alguma queda? Pelo menos 1 deve ter vindo à sua cabeça nessa pergunta. As quedas e internações são um grande problema do processo de envelhecimento e podem estar associadas a uma causa comum: a sarcopenia.
A sarcopenia é a perda de massa muscular, um efeito natural do envelhecimento que pode ser agravado por questões como estilo de vida não saudável, uso de medicamentos e doenças crônicas. Entenda como ela aumenta o risco de quedas e internações:
Conteúdo
Sarcopenia e quedas
Um estudo brasileiro, que avaliou 395 idosos durante um período de 3 anos e 6 meses, identificou que 141 idosos apresentaram baixa massa muscular suficiente para o diagnóstico de sarcopenia. Entre esses idosos, foram observadas quedas, infecções, hospitalizações, fraturas e até óbitos.
E o que a sarcopenia tem a ver com isso? A perda de massa muscular aumenta a fragilidade do corpo e dificulta a mobilidade, ou seja, a movimentação dos idosos, tornando-os mais suscetíveis a quedas, que são uma das principais causas de lesões graves, como fraturas de quadril e outras fraturas ósseas.
As quedas não só causam dor e sofrimento, mas também podem resultar em longos períodos de recuperação e reabilitação em hospitais e domicílios, além de uma maior dependência de terceiros para atividades diárias.
Como prevenir e tratar a sarcopenia?
Apesar de ser um processo natural do envelhecimento, a sarcopenia pode ser prevenida e minimizada adotando um estilo de vida mais saudável antes e durante a fase idosa. Dois componentes são essenciais para isso: atividade física e alimentação saudável.
Atividade física para evitar e tratar a sarcopenia
É importante praticar exercícios físicos de força e resistência, como musculação e pilates, além de exercícios aeróbicos, como caminhada, natação e ciclismo. Os exercícios de força e resistência ajudam a aumentar a massa muscular e melhorar a densidade óssea, enquanto os exercícios aeróbicos ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a saúde cardiovascular, o que, por sua vez, apoia a saúde muscular.
Alimentação saudável na sarcopenia
Todos os nutrientes são importantes para o ganho de massa muscular, então, uma dieta balanceada, rica em vegetais, cereais integrais, carnes magras, ovos e laticínios pode contribuir com a saúde geral. Mas, um nutriente deve-se ter maior atenção: a proteína, ela quem atua mais ativamente na formação de novas células musculares.
Consultar um nutricionista pode facilitar a adequação nutricional da dieta e até a inserção de suplementos para apoiar em casos mais graves de sarcopenia.
Então, se você quer evitar e tratar a sarcopenia, lembre-se que as escolhas que você faz no seu dia a dia impactam bastante na sua composição corporal, especialmente na quantidade de massa muscular que você tem no corpo.
Quer mais dicas de saúde no envelhecimento? Confira os links a seguir:
- Proteínas vegetais podem ser benéficas para idosos?
- O que está por trás da anemia em idosos?
- Segundo estudo, nozes e castanhas contribuem para memória de idosos
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais informações!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança
Referência
Vicedomini, A.C.C.; Waitzberg, D.L.; Lopes, N.C.; Magalhães, N.; Prudêncio, A.P.A.; Jacob Filho, W.; Busse, A.L.; Ferdinando, D.; Alves, T.P.; Pereira, R.M.R.; et al. Prognostic Value of New Sarcopenia Screening Tool in the Elderly—SARC-GLOBAL. Nutrients 2024, 16, 1717. https://doi.org/10.3390/nu16111717