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Quer ganhar mais massa muscular no treino? Confira nosso guia de nutrição esportiva

Postado em 2 de julho de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça o melhor conteúdo sobre alimentação para quem está se exercitando

Se exercitar é um hábito que, como sabemos, faz bem para a saúde. Além de prevenir doenças, o treino fortalece os músculos e pode ajudar na luta contra a obesidade. Porém, para que esses efeitos sejam notados, é preciso equilibrar a malhação com outro comportamento diário: uma alimentação equilibrada.

E para que você tire todas as suas dúvidas sobre a melhor forma de se alimentar antes, durante e depois da prática de exercícios físicos, montamos um guia completo sobre nutrição esportiva. Confira!

Guia de nutrição esportiva para ganhar mais massa muscular no treino

Mulher comendo salada sentada ao lado de halteres

Imagem: Freepik

Comece pelo pré-treino

Antes de suar a camisa, é preciso se alimentar adequadamente. Afinal de contas, o que você consome antes dos exercícios contribui para o desempenho durante a prática (e, consequentemente, para os resultados tão esperados!). Veja dicas e receitas do nosso time de nutricionistas:

5 alimentos para comer antes do treino

Muffin proteico: ideal para comer antes de correr

A receita de café da manhã pré-treino para começar bem o dia

O que comer para ganhar massa muscular?

Água, a melhor companhia

A garrafinha de água ou as bebidas esportivas são fundamentais ao longo dos exercícios físicos. Descubra qual é a melhor forma de se hidratar e qual a quantidade necessária em cada caso:

4 dicas para hidratar o corpo de dentro para fora

Como deve ser a hidratação na atividade física

Quais são os benefícios de beber água? 3 mitos e verdades sobre hidratação

Quantos copos de água o seu corpo precisa?

Como e quando ingerir bebidas esportivas?

Vai de suplemento? Então aprenda a usar

Caseína, whey protein, fat burners… são tantas opções que é comum ter dúvidas sobre a melhor alternativa. Quem pode tirar essa dúvida com segurança é o nutricionista durante a consulta, mas conhecer mais a fundo os efeitos desses produtos no organismo também pode contribuir com a escolha:

Mitos e verdades sobre o uso de suplemento de cafeína

Caseína e outros 3 suplementos que ajudam a ganhar massa magra

Suplementos para musculação: 4 mitos e verdades

Tomar fat burner funciona para acelerar a perda de peso?

O que é verdade (e o que não é) sobre suplementos para ganhar massa muscular

Descubra quais suplementos funcionam para o idoso ganhar massa magra

Marcus Vinicius Quaresma, nutricionista especializado em nutrição esportiva e fisiologia do exercício, também abordou o assunto no vídeo a seguir do canal do Nutritotal Para Todos no YouTube:

Para depois

Depois da caminhada, do levantamento de peso ou das voltas na piscina, nada melhor do que repor as energias por meio da alimentação. Mas nem todo alimento é indicado para o pós-treino. Separamos algumas opções abaixo para você se atentar:

A receita do melhor lanche pós-treino

O que devo comer após o treino? Conheça os melhores alimentos

Sem fake news!

Qual carne tem mais proteínas para a minha dieta? Queimo mais calorias no inverno ou no verão? Essas são algumas dúvidas comuns acerca da nutrição esportiva, e nosso time de especialistas responde tudo pra você de maneira descomplicada (e sempre com base nos últimos estudos científicos!):

4 grandes mitos da nutrição esportiva

Mitos e verdades sobre o ganho de massa muscular e a alimentação

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Bebidas em pó para emagrecer funcionam mesmo?

Quanta proteína tem em cada tipo de carne?

Balanço nitrogenado: por que ele é útil para acompanhar o desempenho esportivo

A verdade sobre a queima de calorias de acordo com a estação do ano

Homem emagrece mais rápido que a mulher?

Prevenção de doenças

Por fim, se exercitar é algo que vai além da perda de peso. O hábito ajuda a aliviar sintomas e até prevenir doenças. Saiba como:

4 benefícios dos exercícios regulares para combater o câncer

Praticar exercícios ou fazer dieta: o que é mais eficaz para perder peso na menopausa?

4 formas de evitar a perda de massa magra durante a quarentena

O que funciona para reduzir a fragilidade em mulheres com mais de 60 anos?

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

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