Ícone do site Nutritotal Para todos

Descubra os mitos e verdades sobre a diabetes com o Nutritotal!

mitos da diabetes

Fonte: Canva.com

Conhecimento e informação são essenciais para o cuidado de toda e qualquer doença, ainda mais quando falamos de uma doença que exige mudanças na alimentação, como é o caso da diabetes. Isso porque são diversas as fake news sobre o que é bom e o que não é bom comer para prevenir e até tratar essa doença, os conhecidos mitos da diabetes. 

A diabetes tipo 1 tem uma causa e a diabetes tipo 2 tem outra, mas por mais que o tratamento seja um pouco diferente, o cuidado básico de ambas é o mesmo. Então, para apoiar os cuidados preventivos e terapêuticos para diabetes, desvendaremos alguns mitos da diabetes, destacando por que certas crenças são equívocos ou verdades:

Fonte: Canva.com

Mitos e verdades sobre a diabetes

Diabetes é causada por comer muito açúcar

Mito. Embora seja verdade que uma dieta rica em açúcares refinados e carboidratos simples, como os doces e sobremesas, pode contribuir para o desenvolvimento da diabetes, a relação de causa e efeito é mais complexa do que simplesmente apontar para o açúcar como único vilão. 

O açúcar pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento da diabetes tipo 2, mas não é o único responsável. Uma dieta desequilibrada, falta de atividade física e predisposição genética desempenham papéis igualmente cruciais. 

A ingestão excessiva de açúcar pode levar ao ganho de peso, o que aumenta o risco de desenvolver resistência à insulina (hormônio que mantém o controle do açúcar no sangue) que, se não tratada, pode avançar para o diabetes. Mas, entenda que mesmo o consumo moderado também pode contribuir para a doença porque outras condições também influenciam.

Obesidade aumenta o risco de ter diabetes

Verdade. A obesidade é um fator de risco significativo para o desenvolvimento da diabetes tipo 2, pois o excesso de peso torna as células do corpo mais resistentes à insulina, causando um desequilíbrio nos níveis de açúcar no sangue.

A gordura excessiva no corpo libera substâncias pró-inflamatórias que podem interferir na função normal da insulina, aumentando o açúcar disponível no sangue e levando à diabetes. Além disso, a obesidade está frequentemente associada a outros comportamentos de risco, como uma dieta pouco saudável e falta de atividade física que também contribui para o desenvolvimento da diabetes. 

A diabetes tem cura

Mito. Infelizmente, a diabetes é uma condição crônica que pode ser gerenciada, mas não curada. No caso do diabetes tipo 1, o corpo não produz a insulina e, por isso, há necessidade de injetar doses  de insulina sintética para que a pessoa consiga sobreviver.

No caso do diabetes tipo 2, que está relacionado ao estilo de vida e à genética, é possível gerenciar a condição por meio de mudanças no estilo de vida, medicação e, em alguns casos, insulina. No entanto, mesmo quando os sintomas são controlados e os níveis de glicose estão dentro da faixa normal, não existe cura e sim a necessidade de manter esses hábitos para sustentar uma qualidade de vida.

Jovens e idosos podem desenvolver diabetes

Verdade. A diabetes não se restringe a uma faixa etária específica, podendo aparecer tanto em jovens quanto em idosos. A diabetes tipo 1 é diagnosticada principalmente na infância e adolescência, mas pode se desenvolver em qualquer idade.

A diabetes tipo 2, por sua vez, historicamente é associada a adultos mais velhos, porém, os maus hábitos de vida, incluindo a dieta e o sedentarismo, têm levado jovens a também serem diagnosticados com essa condição

Como ainda não foi encontrada uma cura, precisamos fugir dos mitos da diabetes e fazer com que a conscientização e a educação sobre hábitos de vida saudáveis comecem cedo, buscando prevenir o desenvolvimento da doença em todas as fases da vida.

É fundamental, portanto, compreender que a causa do diabetes é multifacetada e não pode ser atribuída ao consumo de um determinado alimento ou ingrediente. Um estilo de vida saudável, o que inclui a prática de atividade física regular e uma dieta equilibrada, é a chave para reduzir o risco de desenvolver diabetes e fazer o manejo adequado da doença.

A nutricionista Ana Carolina Costa Vicedomini destaca mais alguns mitos comuns no vídeo abaixo, confira!

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais dicas de cuidados com diabetes!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Leia mais sobre diabetes para cuidar da sua saúde:

Referências

Fabio Moura, João Eduardo Nunes Salles, Fernando Valente, Bianca de Almeida-Pititto, Reine Marie Chaves Fonseca, Saulo Cavalcanti. Abordagem do paciente idoso com diabetes mellitus. Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2023). DOI: 10.29327/5238993.2023-3, ISBN: 978-85-5722-906-8.

Pereira W, Vancea D, Oliveira R, Freitas Y, Nunes R, Bertoluci M. Atividade física e exercício no DM1. Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2023). DOI: 10.29327/557753.2022-6, ISBN: 978-85-5722-906-8.

Rodacki M, Teles M, Gabbay M, Montenegro R, Bertoluci M. Classificação do diabetes. Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2023). DOI: 10.29327/557753.2022-1, ISBN: 978-85-5722-906-8.

Sair da versão mobile