Entenda como o café pode ajudar com a perda de peso

Postado em 14 de abril de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

A bebida matinal pode ser aliada da saúde

Homem segurando uma xícara de café com uma mão e, com a outra, olha o celular

A ciência tem se debruçado cada vez mais sobre as propriedades da bebida | Imagem: Shutterstock

Uma xícara de café pela manhã é um hábito tradicional em muitos lares brasileiros. A bebida quentinha ajuda a começar bem o dia, a tirar aquela sensação de sono e a dar energia.

E você sabia que há estudos que estão associando esse costume a benefícios importantes para a saúde? É o caso de uma pesquisa publicada pelo periódico The American Journal of Clinical Nutrition, que investigou a relação entre o café e o risco de obesidade e diabetes mellitus.

Benefícios potenciais

Segundo o estudo, foi investigado o efeito do consumo de café na sensibilidade à insulina. A pesquisa durou 24 semanas e analisou 126 pessoas com sobrepeso, resistentes à ação da insulina, com idades entre 35 e 69 anos. Durante os testes, os pacientes receberam aleatoriamente 4 xícaras de café instantâneo ou de placebo semelhante ao café.

Como resultado, os pesquisadores concluíram que o consumo de café não alterou significativamente a sensibilidade à insulina ou nos mediadores que indicavam a resistência à insulina. Porém, o consumo foi associado a uma perda de massa gorda e também à redução das concentrações urinárias de creatinina no corpo.

Com isso, os cientistas dizem que pode haver uma relação entre o consumo de café e perda de peso, seguindo a linha de raciocínio de outros estudos observacionais sobre os efeitos da bebida. Mas é importante ressaltar que ainda são necessários outros estudos comparativos para mostrar a eficácia do café na diminuição do risco de doenças de maneira geral.

Leia também: Estudo revela que café pode prevenir câncer de mama após a menopausa

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Derric A. et al. The effect of coffee consumption on insulin sensitivity and other biological risk factors for type 2 diabetes: a randomized placebo-controlled trial. The American Journal of Clinical Nutrition, 2019.

Leia também



Assine nossa newsletter: