Alimentos com lactobacilos são eficientes para gastrite? O que funciona contra o mal?

Postado em 23 de dezembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Saiba o que é mito e o que é verdade para o melhor controle da bactéria H. pylori

Órgãos como o estômago e o intestino podem abrigar centenas de bactérias que sequer temos ideia que existam, mas uma delas, em especial, pode ser fatal para a saúde de muita gente: o H. pylori.

Dados de um estudo divulgado pelo periódico Gastroenterology mostram que mais da metade da população mundial possui essa bactéria localizada no estômago, que pode ser responsável pelo surgimento de doenças como a gastrite e a úlcera, além de favorecer o surgimento do câncer gástrico.

Mas existem formas de prevenir e tratar esses problemas, e uma delas é seguir uma alimentação saudável. Você já deve ter ouvido, por exemplo, que alimentos com lactobacilos para gastrite são eficientes, ou que tomar café pode ajudar no combate ao desconforto. A seguir, veja o que é mito e o que é verdade sobre essa relação:

Alimentação x gastrite

Nem todos os alimentos são benéficos para quem sofre com essa irritação.

Mulher sentada com as mãos na barriga, contorcida, demonstrando dor. Entre as medidas para aliviar desconfortos abdominais, estão os alimentos com lactobacilos para gastrite

A alimentação saudável é uma aliada no combate a gastrite e outros problemas abdominais | Imagem: Shutterstock

O consumo regular de probióticos pode ajudar no controle do H. pylori

Parcialmente verdade. Alimentos como iogurtes naturais podem ajudar o organismo contra a presença do H. pylori. Segundo um estudo publicado no American Journal Clinical of Nutrition (realizado em pacientes que obtiveram falha da terapia tripla que combina um inibidor da bomba de prótons com dois antibióticos, o que hoje é o tratamento padrão para a H.pylori.), pacientes que fizeram um tratamento prévio com iogurtes específicos puderam usar os benefícios do alimento como forma de suporte adicional aos efeitos colaterais do tratamento dessa bactéria. Mas mais estudos são necessários para comprovar os seus reais benefícios.

Vegetais são aliados na dieta de quem tem gastrite

Verdade. Outro estudo, publicado no Cancer Pevention Research, feito em camundongos e em seres humanos, comparou o consumo de vegetais para o controle da colônia de bactérias H. pylori. Como resultado, alimentos ricos em sulforafano, uma substância encontrada em brotos de alfafa e de brócolis, mostrou-se eficaz para essa redução dos sintomas e fatores de risco da gastrite.

Veja também: Espinheira-santa no combate à gastrite

Peixes gordurosos devem ser evitados por quem tem a bactéria H. pylori

Mito. O consumo de peixes ricos em gorduras boas pode servir de fonte de ômega 3, um composto que, de acordo com uma pesquisa publicada no BioMed Research International, pode ajudar a controlar o avanço da H. pylori. Os cientistas explicam que o ômega 3 pode auxiliar na manutenção de níveis celulares contra uma inflamação gástrica e até contra a aparição de um câncer. Mas mais estudos ainda precisam ser feitos para comprovar todos os benefícios desse nutriente para a saúde digestiva. Vale lembrar que temos que tomar cuidado com o excesso de consumo de alimentos gordurosos, pois eles podem ficar mais tempo no estômago, e se consumidos em excesso, podem estar associados à distensão abdominal e dores.

Uma xícara de café pode ajudar a controlar a gastrite

Mito. Pelo contrário, a bebida é rica em cafeína, e um estudo publicado pela Revista de Gastroenterologia do México apontou que o consumo dessa substância, associada ao de álcool e ao tabagismo, é capaz de contribuir para o risco de infecção do H. pylori.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Hool JKY. et al. Global Prevalence of Helicobacter pylori Infection: Systematic Review and Meta-Analysis. Gastroenterology, 2019.

Sho S. et al. Development of Helicobacter pylori treatment: How do we manage antimicrobial resistance? World Journal of Gastroenterology, 2019.

Sheu BS. et al. Pretreatment with Lactobacillus- and Bifidobacterium-containing yogurt can improve the efficacy of quadruple therapy in eradicating residual Helicobacter pylori infection after failed triple therapy. American Journal Clinical of Nutrition, 2006.

Akinori Y. et al. Dietary Sulforaphane-Rich Broccoli Sprouts Reduce Colonization and Attenuate Gastritis in Helicobacter pylori–Infected Mice and Humans. Cancer Pevention Research, 2009.

Jong-Min P. et al. Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids Intake to Regulate Helicobacter pylori-Associated Gastric Diseases as Nonantimicrobial Dietary Approach. BioMed Research International, 2015.

Bernal M. et al. Helicobacter pylori infection and its association with alcohol consumption: A case-control study. Revista de Gastroenterologia do México, 2013.

Leia também



Assine nossa newsletter: