Ícone do site Nutritotal PRO

Quais são os principais micronutrientes que regulam a função da glândula tireoide?

Os micronutrientes, principalmente iodo e selênio, além de ferro, zinco e vitamina A são necessários para o funcionamento adequado da glândula tireoide.

A glândula tireoide secreta dois hormônios que regulam o metabolismo corporal, a tiroxina (T4), um pró-hormônio, e a triiodotironina (T3), considerado o hormônio biologicamente ativo. Ela também secreta a calcitonina, um hormônio importante na homeostase do cálcio. A ausência da secreção dos hormônios da tireoide deixa o metabolismo basal cerca de 40 a 50% abaixo do normal, enquanto que o excesso de secreção deixa o metabolismo de 60 a 100% acima do normal. A secreção da tireoide é controlada principalmente pelo hormônio tireoestimulante (TSH), que é secretado pela hipófise.

A glândula tireoide capta ativamente o iodo ingerido por meio da dieta, para sintetizar os hormônios T4 e T3. Por essa razão, o iodo é um componente essencial dos hormônios da tiroide e a sua deficiência causa distúrbios que incluem o bócio, retardo mental, anormalidades do crescimento e desenvolvimento em crianças.

O selênio também é essencial para o funcionamento da tireoide por ser componente de três enzimas selênio-dependentes (selenoproteínas), conhecidas como desiodases, que são responsáveis pela conversão do pró-hormônio T4 em T3. Além disso, o selênio também pode ser encontrado na forma de selenocisteína no centro catalítico de enzimas que protegem a tiróide de danos causados por radicais livres.

Estudos têm demonstrado que a deficiência de ferro prejudica o metabolismo da tireoide, por diminuir as concentrações plasmáticas totais de T4 e T3, e reduzir a conversão de T4 em T3. Outras pesquisas têm verificado que o zinco também é importante para a homeostase da tireoide. Entretanto, o papel do zinco nessa regulação é complexo e pode incluir efeitos sobre a síntese e modo de ação dos hormônios tireoidianos. A vitamina A, por sua vez, modula o metabolismo da glândula tireoide, por influenciar a produção de TSH pela hipófise. Têm sido descrito que a deficiência de vitamina A pode causar hipertrofia da tireoide e reduzir a captação de iodo pela tireoide, prejudicando a síntese de T4 e T3.

Leia mais

Tabela: Hormônios da tireoide

Doenças da Tireoide: Utilização dos Testes Diagnósticos

Quais as consequências das deficiências de micronutrientes?

Sair da versão mobile