O consumo de laranja Moro tem aumentado nos últimos anos, devido a sua possível relação com o emagrecimento. A seguir, entenda o que é a laranja Moro, sua relação com a perda de peso e os resultados de uma nova pesquisa sobre seu potencial emagrecedor. Confira!
O que é laranja Moro?
A laranja Moro [Citrus sinensis (L.) Osbeck] é uma espécie de laranja cultivada na Sicília. Ela recebe a denominação “Moro” por possuir uma alta concentração de antocianinas, cerca de 140 mg/L, que além das propriedades nutricionais, também é responsável pela cor avermelhada da espécie.
Além das antocianinas, a laranja Moro também possui uma variedade de compostos bioativos, tais como o ácido hidroxicinâmico, glicosídeos de flavona e ácidos ascórbicos.
A condição climática de produção da laranja Moro, na Sicília, é extremamente particular do distrito, não sendo encontrada em nenhum outro país produtor de laranja. Por isso, não há o costume de consumi-la no Brasil, mas seu extrato pode ser facilmente encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais.
Nova pesquisa investigou o efeito da laranja Moro no emagrecimento
Em um recente ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, estudiosos investigaram o efeito da suplementação com extrato de laranja Moro na perda de peso.
Para isso, foram recrutados 98 adultos australianos com sobrepeso, mas saudáveis, divididos em dois grupos:
- Intervenção (n=45): durante 6 meses, receberam 400 mg de extrato de laranja Moro em forma de cápsula, a ser ingerido com água todos os dias após o café da manhã.
- Controle (n=53): receberam maltodextrina como um produto placebo, a ser ingerido seguindo o mesmo procedimento do grupo intervenção.
Todos os participantes receberam o mesmo conselho para atividade física: realizar 30 minutos de caminhada, três vezes por semana.
Além disso, deveriam seguir uma dieta controlada em energia (quilojoules), baseada na taxa metabólica basal individual. Os participantes registraram sua ingestão diária de alimentos em um aplicativo de contagem de quilojoules e enviaram um recordatório alimentar de 24 horas a cada dois meses.
Ao longo do estudo, os pesquisadores avaliaram mudanças de composição corporal, parâmetros sanguíneos, adesão à dieta e atividade física.
Afinal, Laranja Moro emagrece mesmo?
Segundo os resultados da pesquisa, sim. Após 6 meses de suplementação com laranja Moro, os participantes apresentaram uma redução de massa corporal, massa de gordura, circunferência de quadril e cintura, IMC, gordura visceral e subcutânea.
Aqueles no grupo de intervenção apresentaram uma perda de peso média de 4,2%, comparada à apenas 2,2% no grupo placebo. Além disso, 36% dos participantes do grupo ativo tiveram um emagrecimento superior a 5%, comparado à 22,5% dos participantes do grupo controle.
Não houveram diferenças significativas entre os grupos em termos de exercício ou ingestão alimentar. Entretanto, os participantes não cumpriram bem o limite calórico, pois ambos os grupos reduziram a sua ingestão calórica em apenas 20 a 30% do que era necessário. Mesmo assim, foi possível notar o emagrecimento.
Além disso, a suplementação com extrato de laranja Moro foi segura. Todos os marcadores de segurança de toxicidade hepática estavam dentro da faixa normal. Sintomas gastrointestinais estavam presentes em um pequeno número de participantes (intervenção = 1; controle = 5).
O que a laranja Moro faz no nosso organismo?
Como visto, a suplementação com laranja Moro tem um efeito promissor no emagrecimento, em conjunto com dieta e exercício físico. Mas por que isso acontece?
Segundo a ciência, este efeito está provavelmente ligado à regulação de genes lipolíticos e lipogênicos, exercido pelo fitocomplexo da laranja Moro (composto principalmente por antocianinas, naringenina e hesperetina).
Estudos demonstraram que o extrato da laranja Moro inibe as enzimas lipogênicas, envolvidas na formação de adipócitos e armazenamento de gordura. Por outro lado, o extrato modula positivamente a secreção de adiponectina (regulação do metabolismo lipídico) e leptina (indicador de saciedade).
Desse modo, o fitocomplexo da laranja Moro poderia reduzir o número e tamanho dos adipócitos e o acúmulo de gordura corporal, além de exercer ações contra a inflamação e ao estresse oxidativo (processos envolvidos na patologia da obesidade).
O que podemos concluir?
Em resumo, o extrato de laranja Moro pode ser uma opção segura e eficaz para ajudar na perda de peso, quando usado em conjunto com dieta e exercícios físicos.
Apesar de financiado por uma empresa de produtos naturais, os pesquisadores afirmam que os financiadores não tiveram nenhum papel na concepção do estudo.
Segundo os autores, ensaios clínicos futuros deverão comprovar a eficácia desta estratégia, de modo que profissionais de saúde possam integrá-la em programas de controle de peso.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Para saber mais sobre outros suplementos para o controle de peso, acesse: Suplementos para emagrecer: quais as evidências?
Se você gostou deste artigo, leia também:
- Prescrição de Suplementos Alimentares e Fitoterápicos: Guia do CFN e CFF
- Laranja moro: conheça o fitoterápico rico em antocianinas
- Posicionamento ABESO: Tratamento Nutricional do Sobrepeso e Obesidade
Referência:
Briskey D, Malfa GA, Rao A. Effectiveness of “Moro” Blood Orange Citrus sinensis Osbeck (Rutaceae) Standardized Extract on Weight Loss in Overweight but Otherwise Healthy Men and Women-A Randomized Double-Blind Placebo-Controlled Study. Nutrients. 2022 Jan 18;14(3):427. doi: 10.3390/nu14030427. PMID: 35276783; PMCID: PMC8838101.
A Redação Nutritotal PRO é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.