fbpx


Ácido gálico: o antioxidante que ajuda a evitar dores no joelho

Postado em 11 de fevereiro de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Presente em nozes e no chá verde, substância pode ser útil na prevenção da artrite

Quem tem dor no joelho sabe que, desde a hora de se levantar da cama até subir um degrau da escada pode ser um desafio e tanto. Pensando em ajudar as pessoas que convivem com essa questão diária, cientistas descobriram que o ácido gálico pode ajudar a evitar dores no joelho.

Este potente antioxidante está presente em alguns alimentos como as nozes e o chá verde. A pesquisa foi liderada por estudiosos da Universidade Estadual de Washington e mostrou resultados em pacientes que sofriam com dores no joelho por conta da osteoartrite.

Para chegar nesta análise, eles aplicaram um mecanismo de alongamento nas células de cartilagem humana retiradas de joelhos com artrite, simulando a ação que ocorre ao caminhar.

Ácido gálico evita as dores no joelho

ácido gálico dores no joelho

Imagem: Shutterstock

A combinação de ácido gálico nas células não apenas diminuiu os marcadores de inflamação da artrite, como também melhorou a produção de proteínas encontradas na cartilagem saudável.

Embora a pesquisa ainda esteja em um estágio inicial, os achados sugerem que um novo procedimento pode ser desenvolvido para tratar células de cartilagem por meio do antioxidante.

A análise ainda apontou que houve um aumento na ação do colágeno no joelho, que trouxe mais resistência à tração e às forças do peso corporal nas articulações. A união do alongamento com a eficácia do ácido gálico também fez com que a expressão de duas outras proteínas de cartilagem crescesse na região do joelho.

Como conclusão, o estudo acrescenta que pode ser bom comer alimentos ricos em antioxidantes e se exercitar, embora os pesquisadores alertem que o ácido gálico não deve ser visto como uma cura milagrosa, e qualquer ação deve ser tomada apenas em consulta com um nutricionista.

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre nutrição e alimentação no combate à osteoatrite!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Haneen A. et al. Gallic acid and stretching decrease osteoarthritis markers in cartilage cells. Washington State University, 2021.

-

Assine nossa newsletter: