fbpx


Consumo de brócolis e chá verde pode evitar o aparecimento de câncer de mama agressivo

Postado em 20 de março de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Combinação de alimentos esverdeados pode ser benéfica para a saúde

Existem combinações na culinária que são clássicas mundo afora. Os americanos adoram misturar manteiga de amendoim e geleia nos sanduíches. Na Inglaterra, o peixe vem acompanhado de batata. Por aqui, o café com leite, o pão com manteiga e o arroz e feijão são algumas das opções tradicionais. Mas você já pensou que daria certo para a saúde combinar brócolis com chá verde? Calma, não é necessário comer esses dois alimentos ao mesmo tempo, mas, de acordo com a ciência, caso eles sejam consumidos em um mesmo dia, durante refeições diferentes, os nutrientes unidos podem trazer benefícios à saúde, mais precisamente na prevenção do câncer de mama. Saiba mais sobre o estudo que trouxe essa revelação a seguir.

Brócolis em tigela

Imagem: Freepik

Brócolis e chá verde contra o câncer de mama

Um estudo científico publicado pelo periódico The Journal of Nutrition avaliou os efeitos de brotos de brócolis na dieta quando combinados com os polifenóis presentes no chá verde, e como a combinação agiria na progressão do ciclo celular do câncer de mama.

Para a análise, os cientistas investigaram a dieta de 40 camundongos fêmeas, ao decorrer de 27 semanas. E olha que descoberta animadora: os pesquisadores observaram que o ciclo celular responsável por causar o tumor teve sua incidência reduzida conforme a dieta com brócolis e chá verde era consumida.

Embora ainda sejam necessários mais estudos para entender os efeitos desses alimentos, parece que o consumo ao longo da vida de brócolis e chá verde pode ser um fator aliado na prevenção de cânceres mamários, interrompendo o ciclo celular das formas mais agressivas desses tumores. Que tal experimentar uma xícara do chá pela manhã e uma salada de brócolis no almoço? Se você já é fã da verdura e quer consumi-la mais, aprenda a fazer preparos diferentes clicando aqui. A saúde, ao que tudo indica, agradece!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Li S. et al. Combined Broccoli Sprouts and Green Tea Polyphenols Contribute to the Prevention of Estrogen Receptor–Negative Mammary Cancer via Cell Cycle Arrest and Inducing Apoptosis in HER2/neu Mice. The Journal of Nutrition, 2021.

Assine nossa newsletter: