Aprenda como cozinhar brócolis de três formas saudáveis

Postado em 22 de outubro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

E aproveite o vegetal para montar uma receita saborosa em seu jantar

Ele combina com o arroz, com o macarrão, com a salada e até com ensopados. Trata-se do brócolis, um vegetal bastante versátil na alimentação e que é rico em nutrientes, vitaminas e minerais para a nossa saúde. E para aproveitar todos os benefícios que ele oferece, vale aprender como cozinhar brócolis de maneiras diferentes – e, assim, incorporá-lo mais na alimentação.

E olha como vale a pena incluir esse alimento na dieta: de acordo com um estudo do The Journal of Nutritional Biochemistry, vegetais crucíferos, como é o caso do brócolis, podem ser considerados boas fontes de fibras e fitonutrientes. Isso significa que esses ingredientes podem trazer benefícios à microbiota gastrointestinal humana, além de diversos outros benefícios à saúde.

Mas como cozinhar brócolis?

A nutricionista Beatriz Valverde explica que uma das formas de preparar o vegetal é pelo vapor. Essa técnica, aliás, garante a preservação de vitaminas e minerais. Ela ensina como fazer:

“Para cozinhar no vapor, coloque o alimento em uma peneira em cima de uma panela com água fervente e aguarde até alcançar a consistência desejada.”

Outra maneira de cozinhar brócolis é optar pela versão refogada. Para prepará-la, a nutricionista diz que basta adicionar cebola, alho e temperos e ir acrescentando água aos poucos, até o brócolis amolecer.

E uma terceira forma possível é fazer o brócolis assado. Basta colocá-lo junto de outros legumes em uma assadeira antiaderente por cerca 20 minutos em forno médio.

Outra dica importante é que você pode congelar o brócolis que sobrar! Coloque o vegetal já cozido em uma tigela com água e gelo para dar um choque térmico. Depois, com a ajuda de uma peneira, tire o excesso de água e coloque em saquinhos ou potes no seu congelador. Congelados, os vegetais mantêm seus nutrientes, e depois é fácil cozinhá-los.

Receita com brócolis

A nutricionista Beatriz Valverde ensina uma receita que leva o vegetal para você testar em casa:

Brócolis em tigela

O vegetal é fonte de fibras | Imagem: Shutterstock

Omelete de brócolis

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes
4 ovos
1 xíc. (chá) de brócolis cozido
Azeite de oliva extravirgem
Cebola e sal a gosto

Modo de preparo

  • Bata os ovos em uma tigela e adicione os demais ingredientes.
  • Em uma frigideira antiaderente, despeje a mistura e deixe dourar dos dois lados.
  • Sirva ainda quente. Você pode acrescentar outros vegetais como milho, cenoura e ervilha, se preferir.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.

Liu X. et al. Broccoli consumption affects the human gastrointestinal microbiota. The Journal of Nutritional Biochemistry, 2019.

 

Leia também



Assine nossa newsletter: