fbpx


Como a dieta cetogênica pode ajudar asmáticos

Postado em 16 de maio de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Estudo da Alemanha mostra como a alimentação pode proteger células do pulmão

Mesa com vários alimentos como frango, peixes, sementes e queijo

A dieta cetogênica é rica em gorduras e conta com baixo nível de carboidratos | Imagem: Shutterstock

Aderir uma dieta geralmente está relacionado à finalidade de perda de peso. Mas não é só isso. A ciência vem revelando que a adoção de determinados hábitos alimentares também pode contribuir com o tratamento de doenças. Nesse contexto, cientistas avaliaram os benefícios da dieta cetogênica para asmáticos. Um estudo feito na Universidade de Bonn, na Alemanha, analisou a relação entre esse estilo de alimentação rico em gorduras e com baixo nível de carboidratos com a melhora de sintomas da asma.

Efeitos da dieta cetogênica para asmáticos

No estudo, realizado em camundongos, foi possível notar que quando asmáticos tinham uma crise provocada pela doença, devido à grave infecção dos brônquios e ao aumento de muco, o consumo de gorduras boas da dieta cetogênica era capaz de ajudar a evitar que ela se agravasse.

Isso acontecia por conta da ação da gordura presente na dieta cetogênica nas chamadas células linfoides inatas, que possuem um papel importante na proteção dos pulmões, reparando as mucosas que sofriam danos causados pela asma. Mas vale lembrar que mais pesquisas precisam ser feitas para elucidar os resultados, principalmente em humanos.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Fotios K. et al. Lipid-Droplet Formation Drives Pathogenic Group 2 Innate Lymphoid Cells in Airway Inflammation. Bonn University, 2020.

Assine nossa newsletter: